Connect with us

Ambiente

São Nicolau: Igreja Católica sensibiliza agricultores e criadores do Tarrafal para preservação do ambiente

Published

on

A Igreja Católica tem em curso, desde quarta-feira, uma campanha nas diferentes comunidades do município do Tarrafal de São Nicolau com o objectivo de sensibilizar os agricultores e criadores de gado para a preservação e valorização ambiental.

A campanha, segundo o pároco Frei Ademário, tem a duração de uma semana e decorre sob o lema “Justiça, paz e integralidade na criação”.

O sacerdote explicou que, assim que caíram as primeiras chuvas, os animais foram “soltos depredando o pasto não o deixando crescer” facto que se configurou numa preocupação da igreja.

Por isso, decidiram, através desta iniciativa, chamar atenção da comunidade cristã e dos governantes no sentido de contribuir para uma formação de uma geração consciente.

“Queremos ser o farol para outras instituições de que é preciso fazer a socialização das coisas, não basta leis”, disse o pároco para quem é preciso trabalhar as mentalidades das pessoas, alertar os governos para a sua forma de abordagem buscando técnicos para ajudar as pessoas a entender como devem tratar o ambiente.

De acordo com o religioso, a questão ambiental está na ordem do dia a nível mundial bem como da igreja, e o município de Tarrafal, sendo uma freguesia franciscana, tem no seu patrono o defensor da natureza, razões para socializar o tema ambiente e a espiritualidade ao mesmo tempo.

Entre outras preocupações, o pároco Frei Ademário apontou o uso de agrotóxicos, a conservação de animais nos próprios currais para poder deixar o plantas crescer e fazer campanhas de plantação de árvores no Tarrafal, “um concelho muito árido”.

Durante estes dias, a igreja, em parceria com outras instituições, estará a percorrer as localidades de Ribeira Prata, Praia Branca, Hortelã, Palhal e Cabeçalinho promovendo palestras, convívio cultural e passando com a imagem de São Francisco de Assis.

Junto com a Igreja está um representante do Movimento Civil da Comunidade Responsável de Cabo Verde (MCCR) a recolher assinaturas para poder levar a lei de protecção dos animais ao Parlamento visando eliminar a prática do abate de animais.

Estas acções de sensibilização enquadram-se nas festividades de São Francisco de Assis, patrono do município do Tarrafal, que se celebra a 04 de Outubro.

DG/CP

Inforpress/Fim