Connect with us

Novidades

São Nicolau: Cerca de 30 formandos participam de formação promovida pela Rádio Comunitária da Ribeira Brav

Published

on

A Rádio Comunitária da Ribeira Brava (RCRB), de São Nicolau, e a Rádio Gold (Media Servizzi), da Itália, tem em curso uma formação de animadores de rádio, destinado a cerca de 30 formandos.

A formação enquadra-se no âmbito de um projecto financiado pela Igreja “Chiesa Valdese– Otto per Mille”, de Itália, que visa a modernização dos estúdios da RCRB e a formação de novos animadores radiofónicos.

Em declarações à Inforpress, o director-geral da Rádio Gold, Renato Lopenga, que lidera a equipa de quatro jornalistas desta rádio italiana que se encontram em São Nicolau, avançou que o objectivo é ajudar a continuar a funcionar e a melhorar a sua produção.

“Em 2009, aquando das chuvas que afectaram a ilha, estivemos aqui para ajudar a rádio a se levantar depois de alguns problemas que tiveram e agora 13 anos depois estamos aqui de novo para renovar os estúdios e iniciar uma nova etapa da rádio”, afirmou.

Segundo o mesmo, durante a parte formativa serão ministrados módulos como, a criação de conteúdos digitais, Animação de rádio, realização de “Podcast” em áudio e vídeo e edição e técnica radiofónica.

“Também vamos renovar toda a parte técnica da rádio e esperamos até a próxima semana ter um estúdio totalmente novo e moderno com equipamentos de última geração”, sublinhou.

Com isso, segundo Renato Lopenga esperam ajudar a Rádio Comunitária da Ribeira Brava a continuar a prestar o “serviço público comunitário de cominação” para a ilha e a sua diáspora.

Por sua vez, o director da Rádio Comunitária da Ribeira Brava, Carlos Barbosa, realçou a importância deste projecto que vai permitir à rádio ganhar novos equipamentos e melhorar a sua emissão, bem como reciclar os seus colaboradores e formar novos.

“É um projecto de grande importância para a RCRB, porque estamos a falar de equipamentos digitais que vão ajudar a melhorar a nossa produção, tendo em conta que os equipamentos actuais já estão obsoletos, por isso que doravante teremos melhores condições para continuar um bom serviço à nossa comunidade”, afirmou.

O projecto financiado pela Igreja “Chiesa Valdessa – Otto per Mille”, da Itália, está orçado em 10 mil euros.

Fonte: Inforpress