Ambiente
São Nicolau: Portal de viagens inglês diz que ilha oferece passeios selvagens, trilhas desafiadoras e pouco frequentadas
O portal de viagens do Reino Unido, Travel Magazine, escreveu um artigo dizendo que São Nicolau oferece “passeios selvagens”, “trilhas desafiadoras” e “pouco frequentadas” apresentando a ilha como destino alternativo em Cabo Verde.
“Cabo Verde é provavelmente mais conhecido pelos turistas como destino de férias organizadas, com praias de areia, clima tropical e resorts com preços razoáveis. No entanto, se você está procurando trilhas desafiadoras num destino pouco frequentado, as trilhas montanhosas de São Nicolau, Cabo Verde, oferecem passeios selvagens para os caminhantes interessados” escreveu o portal The Travel Magazine.
O artigo foi publicado, no dia 11 de Janeiro, sob o título em inglês “Hiking São Nicolau at the Cape Verde trekking festival” traduzindo “Caminhada em São Nicolau no festival de trekking em Cabo Verde”, (https://www.thetravelmagazine.net/articles), retratando sobre o festival de caminhadas organizado na ilha e suas trilhas.
Segundo o artigo, o festival de caminhadas é “uma das melhores maneiras de navegar e aproveitar as trilhas extenuantes” e constitui uma oportunidade para amantes de caminhadas se encontrarem “com outros entusiastas” para descobrirem “trilhas impressionantes”.
Para o site, o festival de caminhadas é um projecto turístico “inovador” projectado para promover o potencial de desenvolvimento de trekking de São Nicolau. Anotou ainda que o programa oferece uma variedade de actividades culturais e recreativas e, apontou, como aprender “a dançar a morna com os habitantes locais” como forma de “mergulhar” na cultura cabo-verdiana.
O portal descreve as trilhas de São Nicolau como sendo “impressionantes e desafiadoras” destacou, em particular, a que se inicia no sector do Cachaço passando pelo parque natural de Monte Gordo, assinalando que o prémio final “vale cada passo difícil” observou também que através dela pode-se ver “vilarejos remotos e abandonados, caminhos íngremes e um cenário oceânico”.
Relativamente, às trilhas, lembrou ainda que existem “várias” do grau “moderado” de dificuldade e que as rotas são sinalizadas e “mantidas por voluntários apaixonados”, no entanto, recomenda, que “enquanto caminha reserve um momento para apreciar os arredores”.
A “tranquilidade” e a “quietude” das paisagens são apontadas pelo artigo como uma forma de estabelecer relação com a natureza que definiu por uma “conexão ininterrupta”.
O portal de viagens, acrescenta ainda que “apesar das excelentes oportunidades de trekking” a ilha de São Nicolau é “relativamente intocada pelo turismo”.
“A tranquila ilha de São Nicolau oferece caminhadas remotas pelas encostas das montanhas cobertas de névoa, florestas de pinheiros e paisagens vulcânicas. Apesar das excelentes oportunidades de trekking aqui, a ilha ainda é relativamente intocada pelo turismo”.
Entretanto, ficou o convite para visitar outros locais “pitorescos” da ilha, como a “impressionante formação rochosa de Carbeirinho e a piscina natural de basalto de Juncalinho, onde você pode nadar em águas cristalinas enquanto as ondas quebram dramaticamente sobre as rochas” enfatizou.
“The Travel Magazine” é um site especializado em artigos informativos que tem como objectivo inspirar pessoas que gostam de viajar. O artigo é assinado pela jornalista Portia Jones, que esteve em Cabo Verde, no mês de Novembro 2019, por ocasião da segunda edição do festival de caminhadas em São Nicolau, a convite dos promotores do evento, SN Turismo, para escrever a sua experiência e inspirar viajantes de outros mundos a visitar a ilha de São Nicolau.
DG/ZS
Inforpress/Fim