Connect with us

Actualidade

São Nicolau: PM lança início das obras do complexo de pesca do Tarrafal

Published

on

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, lançou hoje o início das obras do complexo de pesca na cidade do Tarrafal, em São Nicolau, uma infraestrutura “moderna e de qualidade” que irá dinamizar o sector da pesca da ilha.

“É um grande momento para São Nicolau, sendo uma infraestrutura importante que irá mudar várias coisas no sector das pescas na ilha”, afirmou, justificando que o porto integra um complexo, um mercado, um centro de processamento e ainda prevê-se a possibilidade de ser um ponto de certificação de exportação de pescado.

O chefe do Governo falava em declarações à Inforpress, no âmbito do lançamento das obras do complexo de pesca na cidade do Tarrafal de São Nicolau.

A infraestrutura “moderna e de qualidade”, segundo Ulisses Correia e Silva, vai apoiar a indústria pesqueira, e criar melhores condições para todos aqueles que operam no sector das pescas, nomeadamente os pescadores, peixeiras e distribuidores.

Quanto ao desenvolvimento do sector até agora, Ulisses Correia e Silva adiantou que estão a concretizar os objectivos estabelecidos.

“Tem sido muito positivo porque estamos a concretizar um projecto que já estava planeado, mas que tem antecedentes, por exemplo o entreposto frigorífico que tem apoiado muito a pesca aqui na ilha, o que significa que estamos a juntar mais uma peça para o desenvolvimento deste sector”, afirmou.

Também em declarações à Inforpress, o presidente do conselho de administração da Enapor (Empresa Nacional de Administração de Portos), Alcides Lopes, falou da importância de melhorar as infra-estruturas no Tarrafal.

“Estamos aqui a concluir uma etapa desse projecto, que visa melhorar as infraestruturas no Tarrafal, sendo que há muito tempo a parte do caís está muito degradada”, afirmou.

Alcides Lopes reforçou a necessidade de melhorar este espaço, para que a descarga dos produtos de pesca seja feita em melhores condições.

“O projecto do complexo de pesca visa ter um cais adequado para receber navios semi-industriais, vai ter as capacidades necessárias para receber os navios, como a profundidade, escadas, etc.”, acrescentou.

LS/Inforpress