Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Câmara Municipal do Tarrafal vai estar ligada à fibra óptica na próxima semana

Published

on

A Câmara Municipal do Tarrafal (São Nicolau) vai passar a estar ligada à fibra óptica já na próxima semana, no quadro do relançamento do novo contexto de digitalização nacional do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi).

Este é o teor do contrato de parceria rubricado hoje entre as partes, com o propósito de acelerar a transformação digital do município, no âmbito do projecto da rede do estado numa óptica de actualizar os serviços oferecidos às câmaras municipais com novas plataformas e módulos, por forma a reforçar a conectividade.

O administrador do NOSi avançou à imprensa que a rede do Estado vai começar a trabalhar de forma a saciar a necessidade da autarquia, ressalvando que a nível nacional já está conectado a 12 das 22 câmaras municipais do País, “praticamente todas conectivadas à fibra”, e que trabalha para fechar no mais curto espaço com todas as autarquias.

Lumumba Barbosa disse que tem havido abertura de todas as autarquias, convicto de que, até final do mês, o NOSi irá fechar a parceria com todos os municípios.

A parceria rubricada, considerou, representa um “marco importante” na dinamização da relação, focada na prestação de “serviços públicos municipais com maior e melhor qualidade, transparência, celeridade e, sobretudo, online”.

Já o presidente da autarquia do Tarrafal, José Freitas, está confiante em como doravante os serviços municipais vão ter capacidade para dar mais respostas e de forma célere aos munícipes, alegando que esta parceria complementa o processo do Balcão Único implementado no ano transacto.

“Agora com este protocolo e fibra óptica a chegar ao nosso município, com certeza vamos ter capacidade para dar respostas mais céleres, porque fomos eleitos para responder às pessoas. Estamos aí para trabalhar como funcionários de mais de cinco mil pessoas do Tarrafal e temos de dar respostas mais céleres”, enfatizou.

Freitas admitiu que a autarquia tarrafalense tem a necessidade de suprimir algumas carências a nível do seu parque informático, razão pela qual, espera que as medidas propostas pelo NOSi vão ao encontro da procura, a nível do mercado nacional.

Promete passar todas as informações não só aos munícipes do Tarrafal, mas também de todo o País, na qualidade de vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, para engajar os demais presidentes das autarquias a dar seguimento ao protocolo.