Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Câmara Municipal do Tarrafal prepara instalação de viveiro na cidade

Published

on

A Câmara Municipal do Tarrafal vai instalar um viveiro na cidade do Tarrafal para satisfazer as necessidades de aquisição de mudas de plantas, disse à Inforpress a vereadora do pelouro do Ambiente.

“É um projecto que temos em carteira desde o outro mandato, era para ser gerido pela câmara, mas optamos por estabelecer um protocolo para algumas pessoas explorarem o espaço e assim gerar postos de trabalho”, afirmou Dircelena Cabral, em entrevista à Inforpress.

A vereadora garantiu que a autarquia tem de criar todas as condições no espaço para que este seja entregue às pessoas que irão fazer a gestão.

“Com o projecto pretendemos promover emprego e as pessoas irão dar um retorno à autarquia, isto é, depois de um período irão pagar um valor pela ocupação do espaço”, informou.

A mesma fonte acrescentou que a autarquia já realizou o trabalho de vedação do espaço e está na preparação do terreno para introdução de algumas espécies de muda.

“Neste momento estamos a ver a possibilidade de implementar uma pequena estufa no espaço para preservar algumas espécies de mudas devido ao clima do Tarrafal”, salientou.

Segundo Dircelena Cabral, no âmbito do projecto também foi realizada em parceria com a Delegação do Ministério de Agricultura e Ambiente, uma formação de viveirista para capacitar as pessoas que irão trabalhar no espaço.

“Realizamos uma acção de capacitação juntamente com o Ministério de Agricultura e Ambiente, onde as pessoas tiveram a possibilidade de apreender técnicas de produção de mudas para arborização, plantas de ordenamento e ainda de mudas para fornecer aos agricultores”, acrescentou.

O viveiro municipal ficará situado ao lado do perímetro agrícola de algodoeiro e a entrega está prevista para início de Junho, no âmbito da comemoração do dia do ambiente.

Por: Inforpress

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.