Connect with us

Actualidade

Legislativas 2021/São Nicolau: MpD quer potencializar “ainda mais” o sector da pesca na Preguiça

Published

on

O Movimento para a Democracia promete, caso vença as eleições, potencializar “ainda mais” o sector das pescas em Preguiça, São Nicolau, com a implementação de mais “projectos estruturantes”, contribuindo assim para a melhoria de condições de vida das famílias.

Em entrevista à Inforpress, o cabeça-de-lista do partido na ilha, às legislativas de 18 de Abril, Nélson Brito, disse que, além da requalificação da Preguiça relativamente à habitação e arruamentos, também estão com “fortes” projectos a nível da pesca, sector relevante nesta localidade.

“Preguiça é uma zona pescatória, e temos muitos projectos para próximas fases, como por exemplo intervenção no cais de pesca, piscina oceânica de Preguiça, queremos também criar uma marina nesta localidade, e ainda introdução do gelo na pesca”, adiantou.

Além disso, Nelson Brito adiantou também que irão implementar o projecto de aquacultura do atum, que irá dinamizar a economia da ilha de São Nicolau, contribuindo para o seu desenvolvimento.

“Um projecto muito forte é a aquacultura do atum, que irá gerar diversos postos de trabalho na ilha, dinamizando assim a economia e será realizada na baía entre Preguiça e Carriçal”, informou.

A mesma fonte adiantou que o sector dos transportes também irá ser beneficiado com este projecto, sendo que os produtos, neste caso o atum, terá de chegar em boas condições nos Estados Unidos e na Europa, e sendo assim é necessário melhorias também nos transportes.

Outras intervenções nesta localidade, são direccionadas para o sector da habitação e requalificação do centro histórico da Preguiça, que, segundo o cabeça-de-lista do MpD na ilha, essas obras são, de facto, essenciais para odesenvolvimento da ilha.

“Estamos a requalificar o centro histórico da Preguiça, porque é uma zona importante para São Nicolau e para Cabo Verde”, salientou.

Além de contactos com a população, o MpD também fez a inauguração da sua sede na zona de Preguiça.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.