Actualidade
Legislativas 2021/São Nicolau: PAICV considera “essencial” a potencialização da agricultura na ilha
A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) em São Nicolau, às legislativas do dia 18, considera “essencial” a potencialização da agricultura na ilha, com a introdução de mais métodos para a mobilização de água.
Em declarações à Inforpress, Januário Gomes, número 4 da lista do partido na ilha, disse que é preciso ter mais técnicas para desenvolver este sector, e dá como exemplo as galerias de Gajã, construídas com a governação do PAICV.
“A agricultura de Fajã desenvolveu em grande parte com as galerias construídas pelo governo do PAICV nos anos 80 e que transformou a vida da população de uma forma drástica, mas neste momento os agricultores estão desgastados com este governo”, referiu.
Januário Gomes disse ainda que é necessário dar atenção aos transportes para também apoiar os agricultores.
“Muitas vezes os agricultores levam os seus produtos para o Tarrafal, as viagens para ilha do Sal são canceladas e os agricultores têm de vender os produtos a preços mais baixos e muitas vezes estragam”, afirmou.
O candidato a deputado indicou que o PAICV tem propostas concretas para a agricultura na ilha, não só com as galerias, mas também com a barragem que com as medidas necessárias irá potencializar este sector.
“Temos medidas claras para a agricultura, por exemplo com a barragem que necessita de ser impermeabilizada, o governo do MpD não quer que falemos da barragem, mas há um estudo feito de que há solução para a mesma”, acrescentou.
Januário Gomes indicou que se em épocas de chuva toda a água for captada poderão garantir aos agricultores e criadores de gado uma vida bem melhor, sendo que foram “abandonados “ com a governação actual.
“Nós queremos apostar na mobilização de água porque Fajã é um vale fertil, o clima é favorável, somente temos de mobilizar mais água e para isso poderemos sim, apostar na energias renováveis”, salientou.
Justamente com as medidas a nível da agricultura, acreditam também que com novas medidas no sector dos transportes os agricultores poderão escoar da melhor forma os seus produtos.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
-
Nacional3 semanas ago
São Vicente: Organização Turn On Success doa materiais escolares a OMCV para distribuir para crianças carenciadas
-
Musica4 dias ago
São Nicolau: Manel di Candinho apresenta na cidade da Ribeira Brava o seu álbum “Rainha das Ilhas”
-
Novidades3 dias ago
Manhas Animadas
-
Desporto Nacional3 dias ago
Cabo Verde prepara duplo embate com Botswana para o apuramento à CAN 2025
-
Nacional2 dias ago
Faleceu a jornalista Carlota Barbosa da TCV
-
Novidades2 dias ago
Tarde Interactiva
-
Novidades2 dias ago
Um Novo Dia