Turismo
São Nicolau: Revista portuguesa Visão destaca ilha na edição de Fevereiro
A ilha de São Nicolau é destaque na revista portuguesa Visão na sua última edição de 20 de Fevereiro que publica uma reportagem com o título “Pelas Terras da Sodade”.
Segundo a revista, a ilha de “São Nicolau quer ser uma referência no turismo de natureza em Cabo Verde” e, conforme afirma, “tem tudo para conseguir”.
De acordo com o artigo, “apesar de isolada e, até um pouco abandonada” a ilha tem conseguido manter-se “das mais preservadas”.
E apesar disso, permanecido também “afastada de roteiros turísticos”, porém, no seu entender, estes elementos constituem um “diferenciador”.
“O que durante décadas foi uma clara desvantagem está prestes a transformar-se num elemento diferenciador, num mercado cada vez mais segmentado por nichos como o de turismo de natureza” defende a revista.
Entretanto, ao longo de três páginas, o leitor é convidado a conhecer a ilha de São Nicolau desde a sua parte histórica, às pessoas que também têm desenvolvido o trabalho para promover a ilha como destino turístico.
Descreve ainda a experiência de efectuar caminhadas ao longo dos 200 quilómetros de trilhos recém-inaugurados e que podem constituir algo “que aos poucos começa a atrair novos tipos de visitantes”.
A aldeia de Fragata, “onde vive uma dezena de pessoas” é comparada, na reportagem, a uma miniatura de Macchu Pichu, realçando a forma, a vivência e o transporte de cargas através de burros e mulas.
Por outro lado, o percurso Fajã/Covoada é descrito como sendo o “mais revelador da história e cultura do povo de São Nicolau.
A reportagem (http://bit.ly/37TvcI2) é assinada pelo jornalista Miguel Judas, convidado da 2ª edição do Meetup Trekking partilhada no site Saniclau Trails.
DG/DR
Inforpress/Fim