Actualidade
São Nicolau: Delegada do ME do Tarrafal garante que as aulas decorrem com “normalidade” no município
A delegada do Ministério da Educação no município do Tarrafal garantiu que as aulas estão a decorrer com “normalidade”, tendo em conta todas as alterações feitas devido ao contexto actual ‘provocado pela covid-19.
Ivanilda Spencer adiantou que foram feitas todas as adaptações necessárias para o funcionamento normal das aulas, cumprindo as medidas de prevenção emanadas pelas autoridades sanitárias, fazendo da escola um local seguro.
“Estamos numa constante adaptação e preparamos as escolas para receber os nossos alunos com toda a segurança necessária, mas a nossa principal preocupação é o comportamento dos mesmos fora da escola”, realça.
Ivanilda Spencer reconheceu, no entanto, que inicialmente a adaptação dos alunos não foi fácil, mas que com o passar dos dias conseguiram enquadrar no novo contexto e há cada vez mais alunos conscientes da necessidade de prevenção.
Relativamente às melhorias introduzidas nos estabelecimentos de ensino, Ivanilda Spencer referiu-se ao reforço com lavatórios na maioria das escolas, intensificação do processo de higienização dos espaços, adaptação das salas de aula e ainda aumento do número de recursos humanos para os serviços gerais.
A responsável local do Ministério da Educação fala ainda do trabalho de sensibilização feito em parceria com o Centro de Saúde do Tarrafal, de forma a despertar a atenção dos alunos perante a importância da prevenção, mas também destaca o papel dos professores “informados”, que reforçam as orientações que devem ser seguidas neste contexto.
“A mensagem está sendo transmitida, mas a nossa real preocupação é que ela nem sempre pode ser cumprida, porque os alunos, muitas vezes, fora do contexto escolar, podem não cumprir as regras”, reforça.
Com as adaptações necessárias, as escolas do município do Tarrafal contam neste ano lectivo com aproximadamente 1203 alunos, distribuídos entre o Ensino Básico Obrigatório e o Ensino Secundário, assistidos por 97 professores.
Por: Inforpress