Connect with us

Politica

São Nicolau: Orçamento de Estado 2020 prevê 300 mil contos para as autarquias da Ribeira Brava e Tarrafal – Elísio Freire

Published

on

O vice-presidente do MpD, Elísio Freire, disse que São Nicolau vai receber investimentos na ordem dos 300 mil contos, como transferência para as autarquias, previstos no Orçamento do Estado 2020.

“Só de transferência para os municípios de Ribeira Brava e Tarrafal, trezentos mil contos de programa de requalificação, reabilitação urbana. Tem programas de Fundo de Turismo, de ambiente, programa de manutenção rodoviária” enunciou.

“Mas, também temos que fazer intervenção no Porto de Tarrafal” lembrou, ficando a promessa de o fazer, avançando que “o orçamento do Estado o prevê”.

Elísio Freire fez estas declarações durante a sua intervenção na primeira sessão ordinária da Assembleia Política Concelhia do partido realizado este sábado na Biblioteca Municipal na cidade da Ribeira Brava, que teve como objectivo empossar os restantes membros da Assembleia Política Concelhia e da Comissão Política Concelhia bem como discutir e aprovar o Plano de Actividades e o Orçamento para o ano 2020.

Estes investimentos vão trazer uma “dinâmica na economia” na ilha, admitiu. Durante a sua intervenção, Freire lembrou ainda dos compromissos e investimentos que o Governo tem “voltados para São Nicolau” e apontou como exemplo o programa de estágios, formação, de inserção no mercado trabalho, o centro histórico de Preguiça, o orfanato de Caleijão, a construção da estrada de Fragata.

Elísio Freire lembrou aos militantes presentes que São Nicolau “tem todos os motivos e esperanças para acreditar que a situação poderá melhorar”.

“Não podemos abalar na primeira dificuldade. É isso que os nossos adversários querem. Nossos adversários querem quando os barcos falharem um dia para dizerem que a situação está pior do que há 20 anos” disse.

Relativamente aos transportes marítimos e aéreos para São Nicolau, admitiu também que “não é fácil” pagar duas passagens aéreas para se chegar á ilha. No entanto, para resolver esta questão disse que já foi aprovado um decreto-lei que permitirá ter “um preço de referência, um preço promocional, uma tarifa social”.

Disse ainda que vai ser criada uma regulação para “tarifa flexível e viagens via”, a primeira estipula um preço para passageiros com mais de uma bagagem, a segunda fixa um preço especial para quem pára menos de 8 horas sendo considerado um “bilhete único”.

“Vamos resolver estes problemas de forma séria, consistente para que a população de São Nicolau possa ter acesso a mobilidade em Cabo Verde” prometeu.

DG/ZS

Inforpress/Fim