Connect with us

Actualidade

RETROSPECTIVA/São Nicolau: Transportes, água e desporto dominam o ano de 2022 na ilha

Published

on

A problemática dos transportes de e para a ilha de São Nicolau, os problemas no abastecimento de água no município da Ribeira Brava e a inauguração do pavilhão desportivo da Maiamona foram alguns destaques durante este ano.

O ano de 2022 foi mais um ano que ficou marcado pelos problemas de ligação marítima e aérea de e para São Nicolau, sobretudo na época alta do Verão.

Esta problemática mereceu a atenção de praticamente todas as autoridades que visitaram a ilha neste ano, como é o caso do Provedor da Justiça, José Carlos Delgado, que na sua primeira visita à ilha destacou a necessidade de se dar mais atenção à questão dos transportes de e para a ilha de São Nicolau.

Mais recentemente de visita à ilha, o ministro dos Transportes e Turismo, Carlos Santos, realçou que o executivo está ciente dos problemas de transporte para a ilha de São Nicolau, principalmente aéreos, estando “empenhado” em resolvê-los.

De resto, a ilha recebeu a visita de vários membros do Governo, com destaque para o primeiro-ministro, o vice-primeiro-ministro, ministro das Comunidades e ministro da Agricultura.

O ano ficou marcado ainda pelos constantes problemas no abastecimento de água no município da Ribeira Brava e que foram sempre justificados por avarias na dessalinizadora da Preguiça e na “diminuição do caudal de água das nascentes” derivado dos quatro anos de seca.

No sector da Saúde, foi inaugurada, na Delegacia de Saúde do Tarrafal, a Sala de Atendimento ao Adolescente, um projecto da Direcção Nacional de Saúde com parceiros locais. A ilha foi ainda o palco central das actividades do “Novembro Azul”, mês de prevenção contra o cancro da próstata, promovidas pela Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Cancro (ACLCC).

O município da Ribeira Brava passou ainda a contar com um lar de idosos, fruto de uma parceria entre a Igreja do Nazareno, Câmara Municipal da Ribeira Brava e o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.

No que diz respeito à infraestruturação foram inauguradas as obras de requalificação da avenida Praia de Tedja e as de valorização do Parque Natural de Monte Gordo, foram ainda realizadas obras de requalificação urbana nas diferentes localidades.

Por outro lado, não foram concluídas ainda as obras da estrada que liga Ribeira Prata a Fragata e do Complexo de pesca do Tarrafal e a população de Carriçal continua a reivindicar a construção da estrada de acesso a esta localidade.

A nível da formação profissional, o Centro de Emprego e Formação Profissional, promoveu um conjunto de formações profissionais na ilha beneficiando dezenas de jovens.

No desporto, foi inaugurado o pavilhão desportivo da Maiamona, na Ribeira Brava, um sonho antigo dos desportistas locais que se tornou realidade, a Ultramarina sagrou-se Bicampeão regional de futebol, a selecção da ilha conseguiu o segundo lugar no Inter-ilhas Futsal Cup, realizado na cidade da Praia e foi realizada mais uma edição do São Nicolau Trail.

No sector das pescas iniciou-se a construção da unidade de gelo da localidade da Preguiça, na sua reta final, e a Sociedade Ultramarina de Conservas (SUCLA), em Tarrafal de São Nicolau, foi contemplada com financiamento de aproximadamente meio milhão de dólares dos Estados Unidos que possibilitará à SUCLA aumentar ainda mais a exportação.

A nível cultural, a ilha acolheu o Morna Fest Festival, a 8ª Edição do Sodad Festival de Mornas, na vila da Praia Branca, o Festival de música da Praia de Tedja, além de shows de grandes artistas nacionais, lançamento de obras literárias e realização de feiras culturais.

Quanto a outros acontecimentos, foi lançado o programa das Aldeias Rurais Turísticas, foi inaugurado o “Women’s Green”, que visa mudar a vida das famílias beneficiadas e ainda Biólogos de países europeus estiveram em São Nicolau desde o início deste mês a recolher amostras de espécies marinhas como a baleia-piloto, no âmbito do projecto Marcete II.

Por: Inforpress