Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Ministro do Mar garante que situação de descarga do pescado no Tarrafal será resolvida

Published

on

O ministro do Mar, Abraão Vicente, garantiu hoje que a situação da descarga do pescado na cidade do Tarrafal, ilha de São Nicolau,  será resolvida, sendo que já entraram em acordo com a Enapor.

No âmbito da sua visita à cidade do Tarrafal, o ministro do Mar realizou um encontro com pescadores e restantes pessoas ligadas ao sector das pescas e uma das principais preocupações apresentadas, segundo o governante, foram as condições de descarga e tratamento do pescado, devido às obras no cais de pesca.

“Durante a reunião percebemos que há um certo mal estar pelo facto de não ter havido uma alternativa no momento em que começaram as obras para a construção do cais de pesca”, informou.

Segundo Abrão Vicente, hoje na visita à Enapor e após uma negociação com o conselho de administração, chegaram a um acordo que irá resolver a situação de forma “provisória”, até a conclusão das obras do complexo de pesca.

“Em negociação com o conselho de administração da Enapor, foi decidido que dezoito metros do cais comercial irá ser adaptado para o transbordo/descarga do pescado em segurança, mas o tratamento deverá ser feito fora do porto”, afirmou.

No âmbito da visita à Enapor, o ministro avançou ainda que no estudo de expansão dos Portos de Cabo Verde, São Nicolau também está abrangido com alargamento.

“A ilha de São Nicolau está abrangida com o melhoramento da experiência de viagem, através da construção de uma gare marítima e em breve será alargada uma provisória no contexto pós covid”, salientou.

Quanto à Escola do Mar, Abraão Vicente disse que estão ainda na fase de definição das formações necessárias na ilha e que estão direccionadas para oportunidades de emprego.

“Muito mais que abrir uma escola, é preciso ter aprovado uma lista de formações estratégicas que tenham oportunidade de emprego e assim contribuir para o desenvolvimento”, acrescentou.

O titular pela pasta do Mar executou um programa de visitas durante quatro dias à ilha de São Nicolau, que incluiu encontros com pessoas ligadas ao sector da pesca e visita às infra-estruturas de pesca.