Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Grupos de Carnaval recebem apoios do Governo “nos próximos dias”(c/áudio)

Published

on

Os grupos carnavalescos de São Nicolau irão receber apoios do Governo “nos próximos dias”, anunciou na terça-feira o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas num encontro com as pessoas ligadas ao Carnaval, no município da Ribeira Brava.

Em declarações à Inforpress, Abraão Vicente explicou que o apoio irá servir para que os grupos tenham um ano 2022 de preparação para a festa do rei Momo e irão receber, nos próximos dias, um apoio inicial de 250 mil escudos.

“Vim dar a motivação necessária e anunciar o apoio do Governo aos grupos para que tenham um 2022 de preparação do Carnaval”, fez saber o governante, anunciando a disponibilização de uma primeira tranche de 250 mil escudos a cada grupo para saldarem dívidas e preparar as bases para 2023.

Abraão Vicente referiu-se também à disponibilidade do ministério que tutela em apoiar na realização de formações necessárias para a preparação do Carnaval.

“Também anunciei a abertura do Ministério da Cultura para receber a indicação de algumas formações e workshops, bem como dos formadores, para que o ministério financie as formações necessárias para haver um ‘upgrade’ nas várias áreas do Carnaval”, explicou.

O ministro avançou ainda que serão divulgadas em Outubro, informações sobre uma campanha que irá servir para “relançar” o Carnaval em São Nicolau.

“Iremos divulgar, a partir de Outubro de 2022, uma forte campanha integrada com vista a relançar o Carnaval de Cabo Verde, com foco no carnaval do Mindelo e São Nicolau, promovendo formações e as diversidades oferecidas por cada ilha”, realçou.

Conforme a mesma fonte, é intensão do Ministério da Cultura, em parceria com os grupos, realizar no Verão, um “grande evento” ligado ao Carnaval para iniciar a retoma das actividades.

“Estamos abertos para fazer está retoma em parceria com os grupos e ainda queremos organizar com eles, um grande evento ligado ao Carnaval no Verão, para demostrar aos emigrantes e habitantes que haverá Carnaval em 2023”, salientou.

Os dirigentes dos grupos carnavalescos saíram animados do encontro uma vez que neste momento enfrentam “muitas dificuldades”, sobretudo relacionadas com dívidas contraídas do Carnaval de 2020.