Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Delegacia de Saúde da Ribeira Brava já tem capacidade para realizar transfusão de sangue

Published

on

A Delegacia de Saúde da Ribeira Brava, ilha de São Nicolau, já conta com postos de transfusão de sangue e profissionais de saúde capacitados para dar resposta em casos de urgências.

No âmbito da instalação do posto de transfusão de sangue, os técnicos de saúde receberam formação em transporte, preparação e administração de sangue, componentes e derivados sanguíneos.

Em declarações à Inforpress, a directora do Banco de Sangue do Hospital Baptista de Sousa, Conceição Pinto, avançou que se trata do finalizar de um projecto que está em curso que é de alargar a transfusão de sangue a todo o território nacional.

“Tínhamos um problema em que nas ilhas mais periféricas em caso de urgência as pessoas corriam risco de vida devido à falta de sangue, por isso há já alguns anos foi decidido o alargamento da transfusão de sangue a todo o território nacional”, afirmou.

Segundo esta responsável, desde a semana passada a ilha já dispõe de uma reserva de sangue para casos de emergências, tanto de doentes internados na delegacia de saúde ou mesmos para doentes que precisam ser transferidos.

Neste sentido, segundo a mesma fonte, durante uma semana, técnicos de saúde local estiveram a receber formação em manuseamento, armazenamento, cuidados durante o transporte e na prescrição sanguínea.

Por sua vez, delegado de Saúde da Ribeira Brava, Élvio Pereira, considerou que o centro de transfusão de sangue terá um “impacto enorme” nos cuidados de saúde prestados.

WM