Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Autarcas reafirmam a necessidade de se resolver o problema dos transportes de e para a ilha

Published

on

Os presidentes das Câmaras Municipais da ilha de São Nicolau, Ribeira Brava e Tarrafal,  reafirmaram hoje a necessidade de se resolver o problema dos transportes de e para a ilha, como forma de alavancar o seu desenvolvimento.

Os autarcas falavam à Inforpress, à margem da realização da reunião do Conselho de Coordenação Regional, que decorreu na Ribeira Brava, onde foram debatidas as perspectivas para o desenvolvimento de São Nicolau.

Segundo José Martins, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, é preciso encontrar soluções imediatas que visam garantir a confiança no sistema de transportes, sobretudo marítimos.

“Mais uma vez estamos perante uma situação preocupante no que tange a entrada e saída da ilha, pelo que este encontro veio em boa hora. Também debatemos problemas no sentido de termos investimentos estruturantes para a dinamização da economia local”, afirmou.

Já José Freitas de Brito, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, afirmou que não é possível alcançar o desenvolvimento da ilha de São Nicolau se não for resolvido o problema dos transportes.

“Veja, os agricultores não conseguem escoar seus produtos por falta de transporte, os investidores, sobretudo, no sector do turismo, não conseguem investir aqui devido a este problema. Precisamos também dum porto com melhores condições, capaz de receber navios, sobretudo, cruzeiros”, sublinhou.

A ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis, que presidiu à reunião, afirmou que tendo em conta os dados do Recenseamento Geral da População e Habitação, que apontam para uma perda de população na ilha, o encontro serviu para trabalhar medidas e políticas que possam levar a fixação das pessoas na Ilha”.

A governante salientou ainda que o contrato de canecão com a CV Inter Ilhas está a ser revisto e que “efetivamente pode se dar um nível de cobertura melhor”, contudo, afirmou que não há “dinâmica suficiente sem transporte e não há transporte eficaz sem dinâmica económica”.

O Conselho de Coordenação Regional é o órgão que faz a coordenação da execução, seguimento e avaliação da Política Nacional de Coesão Territorial a nível da ilha entre o Governo, os municípios e as organizações da sociedade civil, especialmente nos domínios da descentralização e das políticas de desenvolvimento local e regional.