Connect with us

Actualidade

Ministro dos Transportes anuncia concessão de rede de transportes marítimos “eficiente”para estimular turismo interno

Published

on

O ministro do Turismo e Transportes revelou que o Governo tem idealizado uma concessão que ligue todo o país por uma rede de transportes marítimos “eficiente”, à base do sistema roll-on/roll-off, para poder “estimular o turismo interno”.

José Gonçalves adiantou que os estaleiros já estão montados para a construção do porto roll-on/roll-off, na ilha do Maio, a última ilha a ser equipada com esta infra-estrutura portuária, o que, a seu ver, vai estimular a mobilidade para qualquer ilha, para que o transporte marítimo consiga ser uma alternativa aos transportes aéreos.

“Esse é o nosso objectivo, ligar toda a rede nacional num só circuito de transporte marítimos, com segurança, conforto e rapidez”, disse, José Gonçalves aquando da apresentação/socialização do Código do Turismo e do Livro Branco, considerando que esta estratégica poderá ser mais atractiva para o turismo interno.

Neste particular, assegurou que a primeira embarcação da CV Interilhas, que aportou no porto do Mindelo na terça-feira, 29, ainda que se encontre “no país numa fase transitória a aguardar a reparação” do catamarã Kriola, poderá contribuir para esta mobilidade, por considerar que a eficiência do roll-on/roll-off tem sido eficiência no transporte dos passageiros e das cargas por todas as ilhas.

Quanto às queixas vinda directamente da Brava, ilha que passou por um período alegadamente marcado por faltas de produtos da primeira necessidade, Gonçalves explicou que “já está ultrapassado” e que esta situação esteve relacionada com a avaria dos navios ferry, o que levou a que o barco convencional Sotavento entrasse nessa rota, quando na verdade não está preparado para a demanda neste caso.

Garantiu que a situação já está acautelada com a entrada em funcionamento do catamarã Liberdadi, ao mesmo tempo que se mostra convicto de que, até ao final do ano, um novo navio estará em Cabo Verde para ajudar o país na sua mobilidade inter-ilhas.

SR/AA

Inforpress/Fim