Actualidade
Legislativas 2021: António Monteiro quer cais de pesca no Tarrafal e retoma das ligações aéreas São Nicolau/São Vicente
O líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) e candidato a deputado prometeu hoje fazer o próximo Governo cumprir a promessa de construir o cais de pesca no Tarrafal e retomar as ligações aéreas São Nicolau/São Vicente.
António Monteiro fez estas declarações após contactos com eleitores no cais de pesca do Tarrafal de São Nicolau, zona em que percorreu a pedir aos cidadãos que votem na UCID no dia 18.
É que, segundo António Monteiro, a UCID quer ajudar as pessoas do Tarrafal de São Nicolau, porque a zona tem um “potencial interessante” a nível das pescas, mas o cais actual “não serve” à população.
“Se nós tivermos o equilíbrio no parlamento nós vamos conseguir obrigar qualquer que seja o governo a fazer o cais de pesca, que é uma promessa de longa data. E nós queremos fazer isso porque Tarrafal tem o potencial a nível das pescas muito interessante. É só ver a quantidade de atum é que se estava a desembarcar naquela que é dita plataforma de pesca”, adiantou o candidato a deputado e líder da UCID.
Segundo António Monteiro, ainda para fazer o escoamento dos produtos da pesca é preciso criar um banco próprio para que os armadores do Tarrafal possam ter condições de adquirir barcos de “maior capacidade e tecnicamente mais avançados2 para fazer a faina lá onde for possível.
Com isso, explicou, poderão trazer o peixe para ser processado na fábrica de conservas local e com isso criar riqueza no Tarrafal.
O candidato da UCID também prometeu que se tiver deputados suficientes “fará de tudo” para que seja retomada a ligação outrora existente entre São Nicolau e São Vicente.
Isto, explicou, para permitir um “maior intercâmbio comercial, cultural e científico” e para que estas duas ilhas “possam ganhar”.
“O transporte de São Nicolau tem que ter atenção. Porque, infelizmente, regredimos e nenhum desses governos, nem do MpD e nem o anterior do PAICV, têm na sua agenda a questão dos transportes para melhorarmos”, criticou, lembrando que fez três horas de barco de São Vicente para São Nicolau, quando antigamente se fazia 15 minutos de avião entre as duas ilhas.
“Não se consegue entender como é que nós regredimos. Lembro-me que quando eu era electricista, vinha para São Nicolau de avião fazer reparação na central da vila da Ribeira Brava. Em 15 Minutos de voo estávamos em São Nicolau, hoje passamos três horas com um navio que quando o mar está fresco põe qualquer um com a cabeça à roda”, contestou o candidato da UCID.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.