Connect with us

Actualidade

São Nicolau/ Tarrafal: Primeira pedra das obras de construção  do paços do concelho lançada hoje

Published

on

A primeira pedra das obras da construção do edifício dos Paços do Concelho do Tarrafal foi  lançada hoje, dia 22 de Junho, numa cerimónia que contou com a presença do vice primeiro-ministro, Olavo Correia.

Para o Presidente da Câmara Municipal, José Freitas de Brito, trata-se de um momento de “grande satisfação e de orgulho”, já que graças ao Governo e da Câmara Municipal que ele dirige, desde 2012, hoje se deu um passo importante.

“Em 2005, quando se erigiu o Tarrafal como Concelho, uma das missões da então Comissão Instaladora era a construção do Paços do Concelho. Uma medida que infelizmente não saiu do papel”, disse, afirmando que mesmo em 2008 com os mesmos gestores “não se cumpriu” a medida.

Com o lançamento desta 1.ª pedra, está-se a dar mais um “grande passo” no processo de transformação do Concelho, disse.

A obra é financiada em 75 mil contos, através de um empréstimo bancário, tem uma duração de um ano, e terá dois pisos, albergando todos os serviços da Edilidade.

Segundo a descrição do projeto, no 1.º piso vai estar toda a parte técnica da Câmara Municipal, no segundo, o Gabinete do Presidente, Salão Nobre, para mais de 100 pessoas e salas de vereação.

O Presidente da Assembleia Municipal, Raimundo Lopes, apelou entretanto ao cumprimento do prazo de execução da obra, que para ele, é a mais esperada e reivindicada do Concelho.

A zona, onde será construída o edifício vai ser toda requalificada, criando assim postos de trabalho para os Munícipes.

O vice PM, que presidiu o ato de lançamento da primeira pedra e do descerramento da placa, parabenizou a equipa camarária, pelo feito, afirmando que “um Município sem Paços do Concelho é como uma pessoa sem teto”, por isso “é um momento histórico”.

Olavo Correia desafiou ainda a Autarquia a modernizar os seus serviços, porque só a obra em si não faz diferença, pelo que deixou total disponibilidade do Governo em ajudar nessa matéria.

O também Ministro da Economia Digital, sublinhou a necessidade de fazer com que os Munícipes tenham um serviço 24h00 por dia, batendo na tecla mais uma vez na modernização adminstrativa, que é um dos objetivos desse Governo.