Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Professores e deficientes visuais capacitados em escrita e leitura do sistema Braille

Published

on

Um grupo de cerca de seis professores e deficientes visuais concluiu hoje uma formação de escrita e leitura do sistema Braille, promovida pela Delegação do Ministério da Educação no município da Ribeira Brava.

Em declarações à imprensa, o formador e deficiente visual, João Araújo, considera que a formação é de “extrema importância”, uma vez que permite aos professores estarem preparados para caso virem a leccionar para alunos com deficiência visual no futuro.

“Também a formação é importante, pois, permite aos deficientes visuais terem uma maior independência e conseguir fazer algumas coisas como ler um livro e ir fazer compras, por exemplo, a uma farmácia, o que é muito bom”, afirmou.

Segundo o mesmo, nos últimos anos tem efetuado várias acções de formação, sobretudo, para professores e espera continuar a contribuir para a integração das pessoas com deficiência na ilha.

Por sua vez, a professora Aracy da Luz, que participou da formação, destacou a importância da mesma e afirmou “sentir-se satisfeita e melhor preparada” para os desafios que futuramente pode encontrar na sala de aula.

A acção formativa, que teve a duração de três meses e uma carga horária de 54 horas, foi promovida pela Delegação do Ministério da Educação na Ribeira Brava.

Está em curso também no Município de Tarrafal a mesma formação para um grupo de 14 professores e deficiente visuais, ministrada pela Delegação do Ministério da Educação no município.

Tendências