Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Moradores preocupados com o andar das obras da estrada que liga Ribeira Prata a Fragata

Published

on

Os moradores das localidades de Fragata e Ribeira Prata mostraram-se hoje preocupados com o andamento das obras da estrada que liga estas duas povoações, afirmando que os trabalhos estão “lentos e a danificar as hortas”.

Estes moradores procuraram a Inforpress para manifestarem esta preocupação, explicando que todos os entulhos retirados das obras estão a ser evacuados para dentro das hortas, provocando prejuízos aos proprietários.

José Noro, em nome da população da localidade de Fragata, adiantou que a primeira inquietação da população tem sido os atrasos na construção, que, ao seu ver, está “muito lenta”.

Segundo a mesma fonte, outro aspecto que tem apoquentado a população é o facto de a estrada não possuir passeio para os peões e nem uma via de acesso para “facilitar” a circulação dos animais, realçando que deveriam levar em consideração de que se está numa zona rural.

Outra situação que José Noro considera “extremamente grave”, são os entulhos que estão a ser vazados nas ribeiras, onde há hortas.

“Assim que chegar a época das chuvas, Ribeira Prata vai sofrer muito, uma vez que as cheias irão danificar não só as hortas como também trabalhos já feitos naquela zona”, observou.

Nesta mesma linha, Simão Timas, morador em Ribeira Prata, disse que estão armazenando escombros nas hortas, danando os regadios dos proprietários, asseverado que estão a trabalhar “sem qualidade alguma”.

“A estrada que está a ser construída é para desenrascar, não estão preocupados em fazer um bom trabalho”, disse, frisando que não estão levando em conta que as chuvas podem ocorrer naquelas duas localidades.

“Se chover neste momento, teremos muitos estragos nas hortas (…), e as autoridades não estão a fazer nada para resolver esta situação”, disse Simão Tinas.

A Inforpress contactou o director da obra, Agnel Silva, que garantiu ter havido um encontro com o presidente da Câmara Municipal, José Freitas de Brito, e com a população, explicando que seria “impossível” fazer a construção da estrada sem que os escombros caíssem nas hortas.

Esta parte, segundo Silva, está resolvida com os donos das hortas, asseverando que “quem está a queixar-se está imbuído de má fé”, concluindo que a obra está a decorrer “muito bem”.

A estrada que liga Ribeira Prata a Fragata compreende uma extensão de 2,8 Km e é financiada pelo Governo de Cabo Verde num montante de 150 mil contos e a sua conclusão estava prevista para Fevereiro do corrente.

Por:Inforpress