Sociedade
Reparação do cais de pesca entre as principais preocupações dos pescadores Tarrafalenses
Tarrafal de São Nicolau, 05 Fev (Inforpress) – A reparação do caís de pesca é apontado como sendo uma das maiores preocupações dos pescadores na cidade do Tarrafal, e alertam para material “insuficiente” de apoio à actividade piscatória nesta comunidade.
No Dia do Pescador cabo-verdiano, que se celebra hoje, a Inforpress conversou com alguns pescadores, que adiantaram que há muito que o cais de pesca está na fase de “degradação” o que vem dificultando o atraque dos botes, causando danificação material nos mesmos.
Segundo Adir Almeida, pescador de Tarrafal, o cais está a cair aos pedaços, causando seu arrombamento, para além disso, tem muitos ferros soltos o que dificulta no processo de atracagem dos botes, bem como, no lançamento de rede quando saem ou regressam da faina.
Conforme avançaram os pescadores da cidade do Tarrafal de São Nicolau, já perderam a conta das vezes que falaram às autoridades marítimas sobre este problema e gostariam de ver pelo menos reparado o cais de pesca para poderem minimizar os prejuízos que têm tido com a reparação de suas embarcações.
Em relação aos materiais, disseram que costumam comprar na Associação de Pescadores local, mas é “insuficiente”. O preço, conforme indicaram, é também “elevado”, desta forma, têm que recorrer, muitas vezes, à ilha vizinha de São Vicente para os adquirir.
Para equiparam seus botes, gostariam de ter uma Casa do Pescador para ajudar na aquisição de equipamentos e materiais, designadamente, linhas, anzóis e reparação de motores.
Relativamente, à programação do dia nacional de pescadores, a edilidade Tarrafalense tem marcado para este sábado, 08, a inauguração de alpendre, uma nova infra-estrutura dedicada à vida pesqueira, entrega de motores e coletes salva-vidas e jogos recreativos.
DG/ZS
Inforpress/Fim