Politica
São Nicolau: “Ano lectivo arrancou muito bem com toda a normalidade e sem nenhum sobressalto” – Nelson Brito
O deputado do Movimento para a Democracia (MpD – no poder), Nelson Brito, informou hoje que o ano lectivo 2019/20 em São Nicolau arrancou “muito bem com toda a normalidade e sem nenhum sobressalto”.
Num comunicado à imprensa, aquele deputado fez um balanço da visita de trabalho efetuada, esta sexta-feira, às Delegações da Educação e aos Liceus do Tarrafal e da Ribeira Brava, constatou que a colocação de professores “está a decorrer na perfeição” e as obras visam a modernização das escolas.
“As vagas estão preenchidas e as transferências de professores só acontecem quando os seus substitutos chegam à ilha” disse.
Sobre os manuais escolares explicou que “estarão disponíveis para venda, na próxima semana, nos Correios e livrarias da ilha”.
O deputado constatou ainda que estão a decorrer “importantes obras” em várias escolas um pouco por toda a ilha, explicou que “visam essencialmente a modernização de cozinhas e casas de banho, para dar mais conforto aos alunos”.
“Naturalmente que durante as obras, aqui e acolá, podem surgir alguns incómodos, mas que, até ao momento têm sido devidamente acautelados” disse.
No entanto, manifestou o seu anseio pelo arranque das obras na Escola Secundária Baltasar Lopes da Silva, como fez saber “foi assinado um contrato-programa entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal da Ribeira Brava”.
Quanto às reformas que estão sendo implementadas a nível da educação, constatou que as revisões e inovações do Plano Curricular estão sendo implantadas “de forma tranquila e muito positiva”.
O deputado disse que houve isenção de propinas até ao 8.º ano e, neste ano, houve ainda alargamento do 9.º e 10.º ano de escolaridade e, que, em 2020 este alargamento irá abranger o 12.º ano de escolaridade.
“Em São Nicolau, o processo tem decorrido na perfeição e as escolas vão sendo compensadas pela perda dessas receitas de propinas” sustentou.
Para finalizar, o deputado comentou também sobre a gestão dos agrupamentos escolares, disse que têm decorrido com “grande sucesso” servindo de referência para o país, destacou em especial o caso de alunos de Carriçal.
“O encerramento das escolas com pouquíssimos alunos, tem decorrido com grande sucesso na ilha, com ganhos evidentes nos índices dos alunos contemplados, que assim passam a estar em pé de igualdade com os restantes alunos, podendo beneficiar na plenitude de todas as competências educativas que o nosso sistema oferece. Os agrupamentos em São Nicolau devem servir de referência para o país. Um destaque especial para o caso dos alunos de Carriçal” finalizou.
Para o deputado, as reformas que o Ministério da Educação está a realizar no sistema de educação e, em particular, em São Nicolau já estão “a dar os seus frutos e vai dar muitos mais ainda” considerou.
DG/ZS
Inforpress/Fim