Actualidade
São Nicolau: Sociedade Cabo-verdiana de Música abre representação na ilha
A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) passa a contar, a partir de hoje, com uma representação dos seus serviços na ilha de São Nicolau, numa parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal.
Em declarações à Inforpress, Solange Cesarovna avançou que doravante os serviços da SCM na ilha passam a ser prestados através do Balcão Único da Câmara do Tarrafal, fruto da parceria existente entre as duas instituições.
Trata-se, segundo a mesma fonte, de uma “etapa fundamental”, visto que permite à instituição “estar mais perto” dos autores e artistas da ilha, mas também criar as condições para que os parceiros e utilizadores da música possam começar a fazer os licenciamentos.
“Mas também mostra claramente que a parceria e protocolo que assinamos com a Câmara do Tarrafal está a ser implementados, assim como durante esta semana formativa foram contemplados técnicos e fiscais da edilidade para que possam fazer o trabalho de fiscalização, mas também de sensibilização”, destacou.
A Sociedade Cabo-verdiana de Música promoveu durante uma semana um leque de formações destinado a agentes culturais ligados à música e diversas autoridades da ilha, como a Polícia Nacional e trabalhadores das câmaras municipais, no sentido de se começar a prestar os serviços da SCM na ilha.
Solange Cesarovna avança ainda que o próximo passo passa pela abertura dos serviços da SCM no município da Ribeira Brava, à semelhança do que foi feito hoje no município do Tarrafal
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, considera que esta parceria é de “enorme importância” pelo facto da música fazer parte da história do povo cabo-verdiano.
O autarca destacou o Morna Sodad, “feito no município”, que mostra a necessidade do artista e autores se inscreverem na SCM, assim como o pagamento de um montante pelos organizadores de festas e eventos pela utilização das músicas de estes autores e artistas.