Connect with us

Actualidade

 São Nicolau: Ministro do Mar confirma financiamento para construção de “pequeno estaleiro naval” em Tarrafal

Published

on

O ministro do Mar anunciou hoje que “está garantido” o financiamento à estrutura de um “pequeno estaleiro naval” em frente à praia da Baía do Tarrafal de São Nicolau, orçado em cerca de 15 milhões de escudos.

O anuncio foi feito, no Mindelo, na presença do presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas, no momento que se procedia à assinatura de um protocolo de financiamento do Ministério da Cultura, também tutelado por Abraão Vicente, ao “Sodad Festival de Morna” e para a edificação do passeio artístico “Alma das Ilhas”, com a atribuição do montante de 700 mil escudos.

No entanto, foram os anúncios de obras ligadas ao mar que dominaram os discursos, tendo o ministro Abraão Vicente declarado que já foi acertado, igualmente, o financiamento da segunda fase de equipamentos para Casa do Pescador e do Complexo de Pesca, a inaugurar em finais do mês de Abril.

Sobre o “pequeno estaleiro naval”, a construir em frente à praia da Baía do Tarrafal, o governante explicou que se trata de uma reivindicação que tem sido multiplicada em todas as ilhas onde há comunidades piscatórias, que é ter um pequeno estaleiro naval com as condições técnicas, não só para a reparação naval de embarcações, como também para o surgimento de uma pequena industria ligada à construção naval e à pesca semi-industrial.

“É um orçamento de cerca de 15 milhões de escudos em que a câmara irá entrar com uma parte e o Ministério do Mar fará a sua contrapartida a partir do Fundo Autónomo das Pescas”, concretizou a mesma fonte, que enalteceu a “excelência” da relação com o município do Tarrafal de São Nicolau, ilha próxima de São Vicente e parte integrante da Zona Económica Especial Marítima – São Vicente (ZEEM-SV), fazendo, por isso, “todo o sentido” que as infraestruturas de pesca tenham essa dimensão.

Segundo o ministro, com a inauguração do Complexo de Pesca do Tarrafal de São Nicolau, em finais de Abril, será dado, a partir daí, o seguimento às obras de construção do estaleiro naval, da segunda fase da Casa do Pescador e da Praça do Pescador, transformando a zona ribeirinha do Tarrafal também num “atractivo turístico” para o município.

O presidente da autarquia tarrafalense, por seu lado, congratulou-se com a parceira do seu município com os ministérios tutelados por Abraão Vicente, os quais tiveram “uma grande visão” para o município no campo de obras ligadas ao mar, mas também saudou o financiamento, na área da cultura, para o “Sodad Festival de Morna”, no montante de 500 mil escudos, e para a edificação do Passeio Alma das Ilhas, no montante de 200 mil escudos.

José Freitas explicou que “Sodad Festival de Morna” é “diferente dos demais realizados no País”, pois, precisou, não existe cachet aos artistas e regista a presença de todos os municípios que enviam um cantor ou uma banda para o certame, que se realiza no mês de Abril.

A mesma fonte assinalou que, por ocasião da 9ª. edição do festival, este ano, se prevê a homenagem de um leque de artistas, justamente com a edificação do passeio artístico, que será cofinanciado pelo Ministério da Cultura, e que vai contar a história da Praia Branca, no que toca ao Sanjon e à celebre morna “Sodad”, a inaugurar no dia 23 de Abril.