Connect with us

Actualidade

Legislativas 2021 São Nicolau: UCID considera necessário mudar o rumo do desenvolvimento da ilha

Published

on

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID)considera necessário mudar o rumo do desenvolvimento da ilha de São Nicolau, indicando que não têm havido medidas concretas de intervenção..

Em declarações à Inforpress, Louzindo Lopes, cabeça-de-lista da UCID disse que é preciso tomar medidas concretas para mudar o rumo do desenvolvimento de São Nicolau.

“A situação da ilha não pode continuar a perpetuar. Se passarmos uma vista de olhos de Ribeira Prata a Carriçal, a situação é bastante triste. O jovens não têm outra alternativa, a não ser sair para outras paragens, sendo que dentro da ilha não há formas de garantir o sustento”, avançou.

Louzindo Lopes referiu-se à falta de apostas nos diferentes sectores do desenvolvimento da ilha, principalmente na agricultura, pesca e pecuária, que são o meio de subsistência da maioria das famílias.

“Quanto à agricultura, são necessárias mais intervenções a nível da mobilização de água para dinamizar este sector e aumentar o rendimento das famílias. O mesmo posso dizer em relação à necessidade de se apostar na dinamização da pecuária e da pesca, dois sectores bastantes importantes aqui na ilha de São Nicolau”, salientou.

Segundo a mesma fonte, é necessário fazer com que todos tenham acesso às oportunidades, e assim diminuir os problemas sociais.

“É preciso que todos tenham acesso às oportunidades, principalmente no que tange ao acesso a créditos para o desenvolvimento dos seus pequenos negócios, para que possam garantir o seu sustento”, enfatizou.

Um dos problemas, que segundo Louzindo Lopes, “entravam” mais o desenvolvimento da ilha, é que os jovens de forma geral não têm acesso ao emprego, e para ultrapassar a situação, sublinhou que são necessárias soluções para os jovens desenvolverem os seus próprios negócios,

“Não estamos a fazer promessas que não iremos cumprir, mas sim estamos transmitindo uma mensagem de que é necessário mudar e arranjar outras alternativas de desenvolvimento para São Nicolau, sendo que os sucessivos governos não têm dado a devida atenção á ilha.”, acrescentou.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.


Inforpress