Connect with us

Politica

São Nicolau/Tarrafal: Aprovados orçamento e plano de actividades da câmara com divergência entre as duas bancadas

Published

on

O Orçamento e o plano de actividades para o ano 2020 da Câmara Municipal do Tarrafal foram aprovados na sessão ordinária da Assembleia Municipal com sete votos a favor, do MpD, e quatro contra, do PAICV.

A Câmara Municipal do Tarrafal conta a partir de hoje com novo instrumento de gestão, o orçamento e o plano de actividades foram apresentados no valor de 510 mil contos (incluído 30 mil contos do Serviço Autónomo de Água, acrescido da transferência de valor de 375 mil contos, respeitantes a investimentos públicos financiados pelo Tesouro) bem como o quadro de pessoal, para o ano de 2020, aprovados.

A bancada municipal do Movimento para a Democracia (MpD, no poder) votou a favor, conforme a porta-voz, Doris dos Santos, na sua declaração de voto, este orçamento representa um instrumento “importante “para o desenvolvimento do município.

Segundo a mesma, este orçamento está direccionado para a concretização de projectos “importantes” para o “desenvolvimento de Tarrafal” e espelha a visão do que querem para o município.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) votou contra, porque, conforme explicou o porta-voz da bancada, Nelson Spencer, o orçamento é meramente “eleitoralista”, porque “nos orçamentos anteriores, mesmo sabendo que a câmara tem um governo amigo, mas o Governo nunca havia disponibilizado o total da verba de cerca de 300 mil contos nos anteriores orçamentos” justificou.

Segundo o mesmo, é “impensável” de realizar, porque, conforme disse, a autarquia está a apostar que o Governo vai financiar a maioria dos projectos e, não acreditam que os itens sejam concretizados em relação ao orçamento que foi aprovado, uma vez que, restam-lhes “só” nove meses de governação.

No seu entender, avançou, é um orçamento que veio “muito tarde”, poderia ter acontecido muito antes para ajudar as famílias e tirar o município da situação em que vive, serve agora como instrumento de “eleição”.

O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Freitas, na sua intervenção, explicou aos deputados que lhe acusaram de fazer um “orçamento eleitoralista” que o aumento no valor do orçamento deve-se à transferência do Tesouro, relativamente aos projectos, que constam no plano de actividades, estes foram socializados nas diversas localidades bem como aos deputados.

A Assembleia Municipal do Tarrafal de São Nicolau reuniu-se na sua 9ª e última sessão ordinária nesta terça-feira, 19, no centro Paulino Vieira.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.