Connect with us

Actualidade

São Nicolau. IPC apresenta proposta de reabilitação da casa onde viveu Baltasar Lopes da Silva (c/áudio)

Published

on

O Instituto do património cultural apresentou esta terça-feira, na cidade da Ribeira Brava, a proposta de reabilitação da casa onde viveu o escritor Baltazar Lopes da Silva. O projecto está enquadrado no Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades e o orçamento ronda os 12 mil contos.

A reabilitação da casa de Baltazar Lopes da Silva, diz o ministro da Cultura, Abraão Vicente, enquadra-se nos critérios de reabilitação e recuperação  dos edifícios, que tem que ver com o valor histórico patrimonial, o  estado de conservação e edifícios ass犀利士 ociados a grandes figuras históricas de Cabo Verde.

“É um pretexto para recuperarmos um património histórico, na linha daquilo que temos estado a fazer. Recuperar a memória e um grande escritor que é Baltasar Lopes da Silva e trazer à modernidade a ideia da personagem Chiquinho que pode ser, de certa forma, o cicerone, o narrador da história da ilha e da história de Cabo Verde. Portanto, temos aqui vários pretextos que podem levar-nos não só à recuperação de um património histórico, mas também à criação de um museu, de um centro cultural Baltasar Lopes/Chiquinho, que pode trazer um interesse extra à cidade e fazer com que ela tenha um interesse cultural para além dos momentos de pico como o Dia do Município, as festas co Carvanal, as corridas de cavalo… Ou seja, temos aqui um edifício que, de certa forma, simboliza um renascimento cultural”afirma.

Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente

O autarca da Ribeira Brava, Pedro Morais, acredita que este projecto vai permitir uma nova dinâmica na ilha e  enraizar o legado de Baltazar Lopes da Silva

Pedro Morais

A reabilitação da casa de Baltazar Lopes da Silva está incluído no programa PRRA e deverá arrancar ainda este ano.

Texto Original:Zuleica Semedo, RTC/São Nicolau

Áudios: Radio Ribeira Brava FM

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.