Actualidade
Legislativas 2021/São Nicolau: MpD apresenta Economia Azul como uma das principais áreas de intervenção
O Movimento para a Democracia (MpD) em São Nicolau apresentou hoje a economia azul como uma das suas principais áreas de intervenção no próximo mandato, caso vença as eleições de 18 de Abril.
Em declarações à Inforpress, no âmbito da conferência “O Mar e o Desenvolvimento de São Nicolau”, o cabeça-de-lista do MPD, Nelson Brito, avançou que esta é uma aposta “forte” do MpD em São Nicolau, sendo este sector uma das principais actividades na ilha.
“Neste contexto podemos destacar o complexo e cais de pesca no Tarrafal, projecto a arrancar brevemente, porque já temos o contrato assinado com a empresa e engloba a produção de gelo que será um benefício para a ilha”, afirmou.
O cabeça-de-lista mencionou ainda alguns projectos no município do Tarrafal que, segundo ele, demonstram a atenção do governo do MpD para este sector, como é o caso da Casa do Pescador, Alpendre e ainda a formação para as pessoas ligadas ao sector.
“Além desses projectos, o MpD quer também implementar a construção de uma marina tanto no Tarrafal como na Preguiça”, adiantou.
Os projectos, segundo Nelson Brito, abarcam também a zona da Preguiça que também tem diversas potencialidades a nível das pescas o que contribui para o desenvolvimento de São Nicolau.
“Como já tínhamos avançado iremos implementar o projecto de expansão do cais da Preguiça, que irá servir tanto para a pesca artesanal como para desportos náuticos, construção da piscina oceânica e o projecto de aquacultura do atum, em parceria com a empresa norueguesa Nortuna”, reforçou.
Nelson Brito salientou que juntamente com esses projectos irão melhorar mais o sector dos transportes, que é de extrema importância para dinamizar os outros sectores e alavancar o desenvolvimento da ilha.
“Os transportes marítimos são fundamentais, já garantimos que o navio interilhas irá retomar as suas viagens na próxima semana e garantimos um novo barco para Cabo Verde, que irá reforçar as ligações interilhas”, realçou.
Além do sector marítimo, foram apresentadas propostas ligadas a outros sectores, como o sector da saúde que, segundo o candidato, merece especial atenção principalmente nos tempos de hoje.
“Não podemos, por exemplo, ter um turismo como vector de desenvolvimento se não tivermos um bom serviço de saúde, ou seja, foi uma conferência transversal onde fizemos uma abordagem dos diversos sectores”, acrescentou Nelson Brito indicando que foi além de tudo, uma abordagem sobre os ganhos que o MpD quer para São Nicolau.
Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
Por: Inforpress
-
Podcast3 semanas ago
Jornal Regional – 30 de Outubro de 2024
-
Actualidade4 semanas ago
São Nicolau: Piroga deu à costa em Ribeira Alta com dois cadáveres e um sobrevivente
-
Podcast3 semanas ago
Hélio Ramalho apresenta novos singles na Radio Ribeira Brava
-
Desporto Regional4 semanas ago
São Nicolau/Futebol: Clube histórico Ribeira Brava fora das provas regionais para época 2024/25