Ambiente
São Nicolau: Igreja Católica sensibiliza agricultores e criadores do Tarrafal para preservação do ambiente
A Igreja Católica tem em curso, desde quarta-feira, uma campanha nas diferentes comunidades do município do Tarrafal de São Nicolau com o objectivo de sensibilizar os agricultores e criadores de gado para a preservação e valorização ambiental.
A campanha, segundo o pároco Frei Ademário, tem a duração de uma semana e decorre sob o lema “Justiça, paz e integralidade na criação”.
O sacerdote explicou que, assim que caíram as primeiras chuvas, os animais foram “soltos depredando o pasto não o deixando crescer” facto que se configurou numa preocupação da igreja.
Por isso, decidiram, através desta iniciativa, chamar atenção da comunidade cristã e dos governantes no sentido de contribuir para uma formação de uma geração consciente.
“Queremos ser o farol para outras instituições de que é preciso fazer a socialização das coisas, não basta leis”, disse o pároco para quem é preciso trabalhar as mentalidades das pessoas, alertar os governos para a sua forma de abordagem buscando técnicos para ajudar as pessoas a entender como devem tratar o ambiente.
De acordo com o religioso, a questão ambiental está na ordem do dia a nível mundial bem como da igreja, e o município de Tarrafal, sendo uma freguesia franciscana, tem no seu patrono o defensor da natureza, razões para socializar o tema ambiente e a espiritualidade ao mesmo tempo.
Entre outras preocupações, o pároco Frei Ademário apontou o uso de agrotóxicos, a conservação de animais nos próprios currais para poder deixar o plantas crescer e fazer campanhas de plantação de árvores no Tarrafal, “um concelho muito árido”.
Durante estes dias, a igreja, em parceria com outras instituições, estará a percorrer as localidades de Ribeira Prata, Praia Branca, Hortelã, Palhal e Cabeçalinho promovendo palestras, convívio cultural e passando com a imagem de São Francisco de Assis.
Junto com a Igreja está um representante do Movimento Civil da Comunidade Responsável de Cabo Verde (MCCR) a recolher assinaturas para poder levar a lei de protecção dos animais ao Parlamento visando eliminar a prática do abate de animais.
Estas acções de sensibilização enquadram-se nas festividades de São Francisco de Assis, patrono do município do Tarrafal, que se celebra a 04 de Outubro.
DG/CP
Inforpress/Fim
Actualidade5 dias agoSão Nicolau: Falta de gás butano no mercado provoca aglomeração de pessoas junto aos postos de venda
Desporto Regional5 dias agoSão Nicolau/Futebol: Ribeira Brava, Belo Horizonte, Ultramarina e Atlético são as semi-finalistas da taça
Cultura2 semanas agoGuiné-Bissau: Cantor Charbel lança “grito de socorro” e apelo à paz
Desporto Regional1 semana agoSão Nicolau/Futebol: Campeonato sofre paragem para dar lugar à primeira eliminatória da taça
Desporto Nacional2 semanas agoInstituto do Desporto e da Juventude abre candidatura para 26 Bolsas Atleta 2026
Cultura1 semana agoSão Nicolau: Câmara Municipal da Ribeira Brava entrega primeira tranche de apoio financeiro aos grupos Carnavalescos
Sociedade2 semanas agoJaneiro arranca com queda nos preços dos combustíveis
Musica2 semanas agoCremilda Medina anuncia novo álbum e apresenta single “Amizade”

















