Connect with us

Actualidade

RETROSPECTIVA/São Nicolau: Saúde, Juventude e Desporto considerados como sectores com maiores intervenções na ilha em 2021

Published

on

A Saúde, a Juventude e o Desporto são os sectores com maiores intervenções, em São Nicolau, com a implementação de mais uma delegacia de Saúde, uma unidade de pequenas cirurgias e a iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude.

Este ano, a ilha recebeu a visita de vários membros do Governo, com destaque para o primeiro-ministro, o vice-primeiro-ministro, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social e o ministro da Saúde e Segurança Social.

Também marcaram presença na ilha, o ministro da Agricultura e Ambiente, o ministro da Educação, a ministra da Coesão Territorial, o ministro da Juventude e Desporto, a ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, o ministro do Mar e o ministro das Comunidades.

Estas visitas tiveram como objectivo constatar “in loco” o andamento de algumas obras, a implementação de projectos e ainda saber de problemas que afligem a população.

No sector da Saúde, foi inaugurada a delegacia de Saúde do Tarrafal, a instalação da Unidade de Pequenas Cirurgias na Ribeira Brava, a primeira missão da equipa de cirurgia, a vacinação contra a covid-19 e HPV, além de actividades de rastreio do cancro do colo do útero e da próstata.

Também houve a reabertura da unidade sanitária de base (USB) na zona do Talho e a entrega de uma ambulância oferecida pela fundação Nadeje na Ribeira Brava.

A Ribeira Brava foi também declarada, em 2021, cidade capital cabo-verdiana da juventude, uma iniciativa realizada pelo Instituto do Desporto e Juventude.

No âmbito dessa iniciativa, Ribeira Brava foi palco de diversas actividades, tais como o São Nicolau Trail, a semana da juventude, o camping ODS, o fórum nacional da juventude 2021 e ainda uma série de formações.

Já na educação, foram feitas intervenções na Escola da Ribeira Prata, o arranque do ensino pós-laboral, apoio a bolsas de estudos e ainda formação aos professores para aquisição de novas competências.

A nível da formação profissional, foi aberto o Centro de Emprego e Formação Profissional, realização da semana da formação profissional, emprego e empregabilidade no Tarrafal e, ainda, a realização de diversas formações.

É de salientar que a realização destas actividades contribuiu para a dinamização da economia da ilha.

Também em 2021, São Nicolau acolheu o III Encontro Nacional dos Vereadores da Juventude e do Desporto, implementação da sede do ICCA e ainda a visita da antiga embaixadora da União Europeia.

No que diz respeito à infra-estruturação deu-se arranque às obras para a construção dos Paços de Concelho no Tarrafal, obras de construção do complexo de pesca, a inauguração das obras de acesso à Ribeira Alta, requalificação da casa do pescador na Preguiça e ainda entrega de moradias reabilitadas.

Ligado à agricultura e ambiente, pode-se destacar o projecto agro-pecuário do fundo de descentralização, formações sobre sistema de rega gota-a-gota, apoio a agricultores e criadores, semana do ambiente no Tarrafal e ligação de rede de água domiciliária em Fragata.

Destaca-se o trabalho realizado pela Associação de Biólogos e Investigadores de Cabo Verde (ABI-CV), quanto à protecção das tartarugas marinhas e ainda do projecto “Pura Ilha”, da SN Turismo.

Foi ainda realizado um encontro de valorização do Parque Natural do Monte Gordo.

A nível cultural, a ilha acolheu actividades de celebração dos 290 anos da elevação da Ribeira Brava à categoria de vila, abertura de escolas de música na Ribeira Brava, aulas de música no Tarrafal, lançamento de obras literárias e realização de feiras culturais.

São Nicolau, no que diz respeito à modernização dos serviços administrativos, recebeu a instalação de Balcão Único nos dois municípios.

Quanto a outros acontecimentos, foi realizada a 4ª edição do Meet Up Trekking São Nicolau, visita do presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, actividade da Rede Nacional de Educação Para Todos, actividades de prevenção do suicídio e ainda foi encontrada uma embarcação com três cadáveres.

Inforpress