Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Primeiro-ministro destaca aposta do Executivo na ilha e na juventude para evitar saída da população

Published

on

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou terça-feira, na Ribeira Brava, a a “forte aposta” do Governo na ilha e na juventude, para evitar a saída da população para outras regiões.

A posição foi ontem expressa à Inforpress, à margem da abertura da Semana da Juventude que decorre na Ribeira Brava, sob o lema “Inovação Jovem para a Saúde Humana e Planetária”.

Na sua declaração, o chefe do Executivo aproveitou para parabenizar a ilha pelo estatuto recebido como Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, devido à importância que a iniciativa representa.

“Gostaria de parabenizar Ribeira Brava pelo facto de ser este ano a Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, o que representa uma escolha justa e com significado muito forte, sendo que estamos a apostar muito nessa ilha e nos jovens”, afirmou.

Ulisses Correia e Silva adiantou ser necessário continuar na aposta no sector da juventude, de forma a diminuir a saída da população da ilha.

“Estamos a apostar nesta ilha para deixar de ser uma ilha que perde a sua população jovem, para ser uma ilha atractiva e para isso é preciso ter a economia a funcionar, criar oportunidades de emprego”, salientou.

Adiantou ainda que o Palácio da Várzea quer continuar com a aposta na pesca, na indústria, na pequena indústria pesqueira, na agricultura e no turismo para criar mais condições e oportunidades de empreendedorismo.

Também em declarações à Inforpress, o ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto, afirmou que até agora a Ribeira Brava Capital Cabo-verdiana da Juventude é a “melhor” edição desta iniciativa.

“A juventude tem aderido às actividades de forma muito positiva e fizeram até agora da Ribeira Brava Capital Cabo-verdiana da Juventude o melhor ano desta iniciativa desde que iniciou em 2019”, realçou.

Carlos do Canto reforçou ainda o compromisso que o Governo tem de criar as oportunidades necessárias para que os jovens possam se integrar no seu meio.

“Nós temos uma juventude aberta para oportunidades e cabe ao Governo estabelecer políticas públicas que possam fazer surgir estas oportunidades para os jovens nos mais diversos sectores”, salientou.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Martins, destacou a importância que a iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude tem para o município.

“Para nós, é de extrema importância, dado que os nossos jovens se sintam incluídos diante daquilo que são as actividades que acontecem a nível nacional e internacional e a iniciativa para nós é um grande momento, sobretudo para dar atenção aos nossos jovens, traçando directrizes para dar respostas às suas necessidades”, acrescentou.

A abertura da Semana da Juventude em Ribeira Brava contou com a 5ª edição do programa de rádio “onda jovem” e ainda arranque dos torneios de futsal feminino e masculino.

LS/Inforpress

Popular