Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Jovens na Ribeira Brava participam de formação em Montagem e Instalação de Estufas

Published

on

A cidade da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, acolhe uma formação em Montagem e Instalação de Estufas, enquadrado no projecto Women’s Green e financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo.

Em entrevista à Inforpress, Maria Silva, coordenadora do projecto Women’s Green na Ribeira Brava disse que a formação foi implementada para criar oportunidade de mão-de-obra especializada na área de agricultura em estufas.

Conforme explicou a coordenadora do projecto, esta capacitação é destinada “maioritariamente” a jovens das localidades onde as estufas serão instaladas.

“A formação é voltada especialmente para jovens das zonas onde as estufas serão implementadas, nomeadamente Juncalinho, Morro Brás, Belém, Estância Braz e Fajã, onde a prática de agricultura em estufa é avançada”, afirmou.

Segundo Maria Silva, a formação tem também como objectivo gerar mais rentabilidade aos agricultores, tendo em conta as vantagens e a qualidade da produção em estufas.

“Quando falamos em economia verde, pensamos naquilo que podemos desenvolver para dar mais produtividade e lucro e a produção em estufas é um dos caminhos a percorrer, devido às suas vantagens e qualidade de produção”, salientou.

Manuel Grego, formador, falou sobre os conteúdos que serão transmitidos ao longo da formação, que passam “essencialmente” pela escolha das estufas, importância da manutenção e formas de recuperação e ainda as condições de segurança.

“Os formandos devem ter a noção da escolha de uma estufa para um cultivo protegido. É necessário ainda saber sobre a necessidade de manutenção destas estruturas e recuperação dos equipamentos e ainda saber fazer uma estufa diferente com boa segurança”, acrescentou.

Gabriel Silva, formando da zona de Juncalinho, realçou que o projecto terá um “grande impacto” para a sua localidade, não só no desenvolvimento da agricultura ecológica, como também na criação de postos de trabalho.

O projecto Women’s Green é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo no âmbito do Fundo de Descentralização de Cabo Verde que é implementado pelo PNUD.