Actualidade
Porto Novo: Agricultores defendem novo programa de prospecção de água subterrânea no concelho
Os agricultores em Santo Antão defendem, actualmente, a necessidade de um novo programa de prospecção de água sub-terrânea nesta ilha, com vista a aumentar a disponibilidade de água para agricultura, mas também para pecuária, em algumas localidades.
Os agricultores consideram que um novo programa de perfuração, além de resolver o défice de água em algumas zonas, como é o caso da Ribeira das Patas, garante ainda a dinâmica que se nota neste concelho a nível da agricultura de regadio, graças aos programas levados a cabo neste concelho, o último dos quais em 2015.
Além da Ribeira das Patas, onde os lavradores têm estado a reclamar investimentos na mobilização de água, também, os agricultores da Ribeira Fria e Alto Mira reclamam a execução de furos nesses vales para aumentar a disponibilidade de água para agricultura.
Também nos planaltos Norte e Leste, os camponeses têm estado a pedir a abertura de furos nessas zonas, neste caso, para o abastecimento público e a pecuária.
Existem, actualmente, no concelho do Porto Novo, 14 furos, muitos dos quais já equipados com sistemas solares fotovoltaicos, reduzindo, assim, os custos de produção de água.
Segundo o Ministério da Agricultura e Ambiente, ainda neste primeiro semestre, todos os furos no Porto Novo ficam equipados com painéis solares, no âmbito do programa de mitigação dos efeitos da seca e do Poser (programa de promoção das actividades socio-económicas rurais).
JM/ZS
Inforpress/Fim