Connect with us

Actualidade

Covid-19: Caso testado positivo em São Vicente é “realmente um caso da covid-19”, infecciologista

Published

on

Cidade da Praia, 28 Abr. (Inforpress) – O Ministério da Saúde voltou hoje a confirmar não ter dúvida que único caso testado positivo, na ilha de São Vicente, a uma cidadã chinesa, a 03 do corrente, é “realmente um caso da covid-19”.

O director dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, explicou que a paciente fez o controlo conforme a determinação do protocolo, a 21 do corrente, e que o exame ainda apresentava o resultado positivo, sublinhando que na altura em que a doente foi diagnosticada, fez-se o teste PCR aos membros da família, sem que houvesse resultado positivo.

“Mais tarde, houve a possibilidade de aplicar testes rápidos que identifiquem anticorpos da covid-19 a dois membros da família desta pessoa e os testes foram positivos. Isto significa que essas pessoas tiveram contactos com o vírus da covid-19 e já tinham desenvolvido a imunidade”, clarificou Jorge Barreto.

O infecciologista acrescentou que “mais testes rápidos foram para identificação de anticorpos a outros contactos e também não se verificou a presença de imunidade, o que pode significar que estas pessoas ainda não tiveram o contacto com o vírus da covid-19”.

Barreto estriba nos dados avançados pelos “colegas da Delegacia de Saúde de São Vicente”, para justificar que o “caso positivo de São Vicente utilizava máscaras quando se deslocava às estruturas de saúde”, o que, atestou, poderá ter sido algo que condicionou a propagação do vírus em São Vicente.

Avançou, por outro lado, que Cabo Verde está confortável em relação ao stock de testes, tendo ainda a possibilidade para a realização de 1400 testes, para além do País dispor de kit de extracção do material genético que permite realizar mais 18.000 teste.

Quanto à infecção no seio dos profissionais de Saúde, reafirmou ter conhecimento de quatro infectados, de entre os quais dois médicos, mas disse que prossegue a investigação epidemiológica para detectar se estes profissionais poderão ser fonte de infecção para outras pessoas ou se adquiriram doença junto de qualquer pessoa que tenha procurado os serviços de saúde.

Jorge Barreto disse, por outro lado, que Cabo Verde não tem tido problema em termos de rotura de stock de equipamentos de protecção individual, de modo a evitar que o pessoal de saúde corra risco de contaminação, e que se tem estado a fazer a gestão no sentido de não faltar tais equipamentos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, com mais quatros testados positivos na Cidade da Praia, Cabo Verde passa a contar com 113 casos positivos, dos quais 59 na ilha de Santiago, sendo 56 no concelho da Praia, dois no município do Tarrafal de Santiago e um em São Domingos, 53 casos positivos na ilha da Boa Vista e um em São Vicente.

Destes 113 casos testados positivos em Cabo Verde, há a registar dois recuperados, ambos cabo-verdianos, e uma morte, a um cidadão inglês de 62 anos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 214 mil mortos e infectou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 840 mil doentes foram considerados curados.

SR/JMV
Inforpress/Fim