Actualidade
Governo reúne-se com parceiros para analisar e ajustar a lei do álcool
O Ministério da Saúde promoveu, esta terça feira, na cidade da Praia um encontro de Reflexão sobre o segundo aniversário da entrada em vigor da Lei do Álcool – nº 51/IX/2019, para, juntamente com os parceiros, analisar e ajustar a lei.
Na ocasião, o ministro Arlindo do Rosário destacou o “papel importante” de todas as instituições envolvidas nesta causa, tendo avançado que no próximo ano o País será dotado de mais uma comunidade terapêutica para a região do Norte, a situar-se na ilha de São Vicente, cujas obras estão em andamento.
De acordo com o ministro da Saúde, o referido encontro é para fazer uma reflexão sobre os processos após a implementação da lei, analisar os vários pontos da lei e as várias medidas previstas na lei, o grau de execução e fazer os devidos ajustes.
“O encontro é para analisar, com os vários parceiros presentes, ponto a ponto as várias medidas e no final sairá recomendações importantes do Governo e lá onde for necessária faremos as devidas alterações”, sustentou o governante.
O alcoolismo, conforme realçou, é um problema de saúde pública, mas também um “problema transversal”, pelo que, ressaltou, há necessidade que haja um envolvimento de “todos”, entidades civis, Governo e da população em geral.
“Não se espera que em dois anos tenhamos impactos evidentes sobre mudança de comportamento. A mudança de comportamento se faz ao longo dos anos, mas é necessário que saibamos o ponto da situação, por forma a que, lá onde necessário for, introduzir os devidos ajustamentos, reforçou Arlindo do Rosário.
Segundo o ministro da Saúde, a Lei é apenas uma ferramenta que visa regulamentar a questão do uso do álcool em Cabo Verde, mas, mais do que medidas regulatórias, existem também outras medidas, nomeadamente as de sensibilização.
O que o Governo pretende, “mais do que tudo”, acrescentou, é que a promoção da cidadania se faça, com o envolvimento dos cidadãos.
O controlo do uso abusivo de álcool, salientou Rosário, passa necessariamente pela prevenção, promoção e sensibilização.
Fonte: Inforpress
Cultura1 semana agoÓbito/São Vicente: Morreu cantor Djosinha aos 92 anos na sua Mindelo natal
Novidades3 dias agoNoss São Nicolau Holanda 2026 arranca este sábado com transmissão especial da Rádio Ribeira Brava
Actualidade5 dias agoSão Nicolau: ADVIC sensibiliza instituições e sociedade para inclusão de pessoas com deficiência visual
Desporto Regional3 dias agoFutebol/Campeonato CV: Atlético recebe Mindelense com ambição de conquistar primeira vitória na despedida da prova
Actualidade1 semana agoSão Nicolau: Missão médica realiza 32 cirurgias e atende cerca de 170 pacientes
Actualidade1 semana agoSão Nicolau: ICCA defende que famílias devem estar cientes do impacto da violência sexual contra menores
Actualidade5 dias agoSão Nicolau: ADAD distingue Escola de Juncalinho pelo trabalho desenvolvido no horto escolar
Desporto Nacional3 dias agoMundial2026: Pai do central Pico manifesta “orgulho enorme” ao ver filho representar o país















