Connect with us

Sociedade

São Nicolau: Pescadores de Carriçal pedem melhorias no desembarcadouro de pesca local (c/áudio)

Published

on

Os pescadores da localidade do Carriçal, no município da Ribeira Brava, ilha de São Nicolau, estão preocupados com as condições do desembarcadouro de pesca local.

Em declarações à Inforpress, o pescador e vice-presidente da associação comunitária local, Manuel do Rosário, avançou que todos os anos nesta altura do ano os pescadores enfrentam grandes dificuldades no desembarcadouro devido às más condições do mesmo aliado ao estado do mar.

“Temos estado a correr vários riscos de perder os nossos materiais, mas não só, as pessoas que vão comprar o nosso pescado também correm sérios riscos devido às péssimas condições em que se encontra este desembarcadouro”, afirmou.

Conforme a mesma fonte, tal situação tem “provocado constrangimentos” à população que vive essencialmente do sector da pesca.

“Não estamos a pedir dinheiro ao Governo para comprar bote ou motor, estamos a pedir condições para que possamos desenvolver o nosso trabalho em segurança”, realçou.

Manuel do Rosário lembra que o principal sustento da população da localidade do Carriçal advém da pesca, um sector que a localidade tem fortes potencialidades, pelo que apela a uma intervenção do Ministério do Mar e da Câmara Municipal da Ribeira Brava, no sentido de “criar melhores condições” aos pescadores locais.

“O pescado do Carriçal tem uma qualidade reconhecida nacionalmente, onde fornecemos peixe por exemplo aos quartéis das Forças Armadas, a vários hotéis na ilha do Sal e a várias outras empresas, pelo que acredito que com um maior investimento este poderia ser o grande motor de desenvolvimento desta zona”, afirmou.

Outra reivindicação dos pescadores da localidade do Carriçal é a necessidade de uma pequena unidade de produção de gelo, de forma que consigam conservar o seu pescado quando não conseguem deslocar-se à cidade da Ribeira Brava para a venda do mesmo.

Fonte: Inforpress

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tendências