Connect with us

Sociedade

São Nicolau: Obras do cais de pesca do Tarrafal arrancam ainda neste semestre – responsável

Published

on

Tarrafal de São Nicolau, 09 Fev (Inforpress) – As obras do cais de pesca do Tarrafal, em São Nicolau, uma das principais reivindicações dos pescadores desta comunidade, arrancam ainda neste semestre, anunciou sábado o director-geral dos Recursos Marinhos.

Albertino Martins deu esta garantia aos pescadores quando falava, na inauguração do alpendre de pesca, uma infra-estrutura social de apoio à actividade dos pescadores, enquadrada nas celebrações do Dia do Pescador, que se assinala a 05 de Fevereiro.

Segundo o responsável, estudos já foram feitos ao “futuro cais” e o governo incumbiu-lhe a missiva de entregar a mensagem aos pescadores de que ainda neste ano compromete-se a arrancar as obras do cais de pesca, ciente de que esta é uma reivindicação “antiga e merecida” desta classe no Tarrafal de São Nicolau.

No dia do pescador cabo-verdiano, a Inforpress conversou com alguns pescadores, que apontaram a reparação do caís, uma das suas maiores preocupações, aliada à dificuldade de encontrar material de apoio à actividade piscatória.

Segundo eles, há muito a infra-estrutura encontra-se na fase de degradação, o que dificulta no processo de atracagem dos botes.

Entretanto, na sua declaração, o director-geral dos Recursos Marinhos disse que o ministério está ciente dos “grandes” desafios que o sector da pesca enfrenta, designadamente, a segurança, a valorização do pescado, a formação profissional como sendo uma das prioridades a “atacar” este ano.

Para evitar perdas humanas e conferir maior segurança nos mares de Cabo Verde disse que vão ser entregues Kits de salvação, que compreendem materiais como coletes, capas, botas de água, reflectores de radar, entre outros.

A nível da comercialização e valorização do pescado, a ideia é aproveitar a “onda da mobilidade eléctrica” e fazer entregas de bicicletas, motociclos com malas térmicas, consequentemente, para evitar venda de produtos ao sol e comprometer a qualidade do produto.

Albertino Martins acrescentou ainda que para alem destes objectivos junta-se também a criação de infra-estruturas adequadas à actividade pesqueira em que preveem a requalificação de desembarcadouros.

A qualificação profissional de pescadores, para que estes melhorem sua capacidade de trabalho e rendimento, bem como, seja uma oportunidade para geração vindoura também foi apontada como uma aposta que será concertada com as escolas do mar.

Durante a inauguração, foram entregues quatro motores de popa, pares de coletes salva-vidas a cinco botes e homenageados 13 pescadores que deram o seu contributo no desenvolvimento da pesca e economia local, dignificando o nome do município de Tarrafal.

DG/CP

Inforpress/Fim

Tendências