Actualidade
São Nicolau: ICCA realiza conversa aberta sobre abuso e exploração de menores para alunos em Ribeira Brava(C/áudio)
O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Ribeira Brava, realizou uma conversa aberta sobre o abuso e a exploração de menores para os alunos da Escola Luís Gominho.
Em declarações à Inforpress, a representante do ICCA na Ribeira Brava, Maria Silva, informou que, enquadrado nas comemorações do mês da criança, realizaram esta conversa aberta para chamar a atenção das crianças para as questões ligadas ao abuso e à exploração de menores.
Maria Silva acrescentou ainda que a actividade foi produtiva e que acredita terem conseguido passar a mensagem, apesar de constatarem que ainda existe o “tabu” da educação sexual.
“Creio que conseguimos passar a nossa mensagem porque foi uma conversa bastante participativa, porém, apesar de os alunos estarem entusiasmados com o tema, em alguns momentos foi possível constatar o tabu da educação sexual”, reforçou.
Neste contexto, a representante do ICCA na Ribeira Brava apela aos pais e encarregados de educação a conversarem mais com as crianças sobre o assunto.
Leidilaura Rodrigues, psicóloga que fez parte do encontro, salientou a importância de as crianças e os adolescentes estarem esclarecidas sobre estas questões, tendo em conta que qualquer acto abusivo irá ter consequências na vida dessas crianças.
“De uma forma geral, a violência sexual ameaça a integridade física e psicológica da criança e do adolescente, dai a importância desse tema ser sempre apresentado para eles, dando esclarecimentos pertinentes”, acrescentou.
Jean Lucas Cabral, aluno da Escola Luís Gominho, falou daquilo que aprendeu e principalmente da importância de estar atento aos comportamentos das pessoas.
“Aprendi que não devemos aceitar ser tocados em algumas partes do nosso corpo, porque são proibidas e que em situações que violem essas regras devemos avisar os nossos pais ou outras pessoas responsáveis”, afirmou.
O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Ribeira Brava tem agendado ainda um conjunto de atividades para marcar o mês da criança, como explicou à RCRB, Maria Silva.
Quanto à situação da criança e do adolescente no município, a representante do ICCA fez uma avaliação positiva, tendo em conta que não têm constatado e nem recebido denúncias de situações relativamente à violação dos direitos das crianças e adolescentes.
Inforpress/RCRB