Actualidade
Tarrafal de São Nicolau ganha ambulância nova para a sua recém-criada delegacia de saúde
O concelho de Tarrafal de São Nicolau ganhou uma nova ambulância destinada a delegacia de saúde recém-criada, fruto de uma doação da firma Bavaro Motors ao Ministério de Saúde, no quadro de combate à covid-19.
Orçada em aproximadamente quatro mil contos, esta ambulância avaliada como sendo de nível médio está equipada com uma maca, suporte para mobilização, sistema de soro, divisões e sirene, de entre outras características, e complementa uma primeira doação desta firma que havia injectado três mil contos de equipamentos de protecção, totalizando sete mil contos no Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde e Segurança Social enalteceu o “gesto de solidariedade de muita importância” da empresa, num ano “muito difícil”, e revelou que a ambulância “veio em boa hora”, pois Tarrafal de São Nicolau terá sua delegacia de saúde, a partir de Janeiro de 2021.
O médico António Diniz, actual responsável do centro de saúde do Tarrafal de São Nicolau, vai ser o primeiro delegado de Saúde deste concelho.
Com esta elevação, precisou Arlindo do Rosário, São Nicolau ficará com duas delegacias (a outra existe em Ribeira Brava) o que, atestou, permitirá “melhor gestão em termos sanitários” e responde a uma reivindicação antiga da população tarrafalense, de modo a permitir um maior desenvolvimento do município.
Em meados de Janeiro próximo, avançou, vai-se entregar as obras de reabilitação do centro de saúde, que vai albergar um aparelho de raio-X, os equipamentos financiados pelo governo belga, assim como mais um médico neste concelho que nos últimos quatro anos vai passar de dois para seis médicos, “num quadro de equilíbrio na distribuição dos recursos humanos”.