Ambiente
São Nicolau: Associação de Biólogos e Investigadores de Cabo Verde realiza campanha de protecção de tartarugas
Tarrafal de São Nicolau – A Associação de Biólogos e Investigadores de Cabo Verde (ABI-CV) tem em andamento uma campanha de protecção e conservação das tartarugas marinhas em São Nicolau, projecto que está sendo implementado na ilha pela terceira vez consecutiva.
A iniciativa, levada a cabo em parceria com a autarquia tarrafalense, segundo a coordenadora do projecto TARSAN (Projecto de Protecção e Conservação das Tartarugas Marinhas em São Nicolau), Heidy Medina, tem como objectivo fazer a monitorização e conservação tanto das tartarugas marinhas como do seu habitat.
A campanha foi iniciada em Julho e até agora os biólogos e investigadores contam com a identificação de aproximadamente 900 rastos, dos quais 750 ninhos e 46 tartarugas marcadas.
Heidy Medina realçou que no município do Tarrafal as principais praias de desova são Praia de Broco, Praia Grande, Barril e Baixo Rotcha, mas que tentam abranger as restantes praias nas patrulhas em parceria com a Polícia Nacional.
A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, de acordo com a vereadora do Pelouro de Ambiente, Dircelena Cabral, no âmbito da parceria com a ABI- CV, tem a responsabilidade de colocar guardas nas principias praias de desova, fazer a limpeza de restos caso haja captura de tartarugas e ainda apoiar em actividades de sensibilização.
Além do município do Tarrafal, o controle das atividades reprodutivas das tartarugas marinhas também é realizado no Carriçal e Porto Lapa, localidades concelho da Ribeira Brava.
LS/CP
Inforpress/Fim
-
Podcast3 semanas ago
Jornal Regional – 30 de Outubro de 2024
-
Actualidade4 semanas ago
São Nicolau: Piroga deu à costa em Ribeira Alta com dois cadáveres e um sobrevivente
-
Podcast3 semanas ago
Hélio Ramalho apresenta novos singles na Radio Ribeira Brava
-
Desporto Regional4 semanas ago
São Nicolau/Futebol: Clube histórico Ribeira Brava fora das provas regionais para época 2024/25