Actualidade
São Nicolau: Zé Pereira apresenta livro de fotografia “Aves Introduzidas, Migratórias e Endémicas” e exposição fotográfica “Caminho Longe”
O fotógrafo José “Zé” Pereira apresenta esta sexta-feira, no Tarrafal, o livro de fotografia “Aves Introduzidas, Migratórias e Endémicas” e uma exposição fotográfica “Caminho Longe” com fotografias da ilha de São Nicolau.
O livro resulta de uma recolha de imagem e pesquisas que o autor fez durante mais de seis anos, em que teve a oportunidade de fotografar, num universo de 200, 36 espécies, introduzidas, migratórias e endémicas em todas as ilhas do arquipélago.
Segundo o fotógrafo, este é o primeiro livro a retratar hábitos e comportamentos das aves em Cabo Verde e pretende futuramente trazer “novas publicações, com novas espécies” que ainda não foram fotografadas.
De São Nicolau fotografou a ave de nome comum denominado filili ou francelha, no ilhéu Raso, a calhandra, que agora foi levado para a ilha de Santa Luzia para sua preservação.
Questionado sobre se o seu livro pode ser uma referencia para turistas que aportam a ilha de São Nicolau para praticar o “Birdwatching”, Zé Pereira disse acreditar que “sim” porque teve a preocupação de trazer conteúdos de cariz cientifico, o mesmo pode ser referência para guias turísticos bem como para os estudantes.
“Eu não sou ornitólogo, mas tive a preocupação de reunir uma equipa de biólogos para precisamente trazer neste livro conteúdos de cariz científico, mas também de utilidade que pode ser usado em escolas”, elucidou.
Sublinhou ainda que o livro tem tido “muita procura” por parte de biólogos e guias turísticos, tendo recebido mensagens de professores e de vários guias de ilhas diferentes, referenciando o livro para turistas como sendo uma ferramenta/instrumento de trabalho e para a prática do Birdwatching.
Conforme o autor, a obra fornece, em cada capítulo, informações de “cariz científico e básico”, incluindo um mapa onde foi fotografada a espécie dando um destaque especial às espécies Cagarra e Calhandra.
Em Dezembro, Zé Pereira estará nas ilhas do Fogo e Brava em conjunto com o Projecto Vitó, que trabalha na conservação das aves marinhas, a fotografar novas espécies.
A exposição “Caminho Longe”, com fotografias da ilha de São Nicolau, estará patente ao público até 30 de Outubro, das 10:00 às 18:00, no Centro Cultural Paulino Vieira.
DG/CP
-
Podcast4 semanas ago
Jornal Regional – 30 de Outubro de 2024
-
Actualidade4 semanas ago
São Nicolau: Piroga deu à costa em Ribeira Alta com dois cadáveres e um sobrevivente
-
Podcast4 semanas ago
Hélio Ramalho apresenta novos singles na Radio Ribeira Brava
-
Desporto Regional4 semanas ago
São Nicolau/Futebol: Clube histórico Ribeira Brava fora das provas regionais para época 2024/25