Actualidade
Covid-19: Cabo Verde já realizou mais de 800 testes rápidos para pesquisa de anticorpos
As autoridades sanitárias de Cabo Verde realizaram até ao dia 11 deste mês, um total de 840 testes rápidos para a covid-19 para a pesquisa de anticorpos na ilha da Boa Vista e cidade da Praia.
A informação foi avançada hoje durante a conferência de imprensa pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, que precisou que só na Boa Vista foram realizados 262 testes todos com resultado negativo, entre os quais quatro profissionais que se encontravam de quarentena depois de terminar o período de atendimento às pessoas infectadas em isolamento.
Ainda em relação à Boa Vista, Jorge Barreto adiantou que igualmente foi aplicado o teste rápido a uma pessoa que já tinha o seu diagnóstico de covid-19 através do PCR (do inglês, Polymerase Chain Reaction), para avaliar o desempenho dos testes.
“Essa pessoa infectada já tinha passado mais de 15 dias após o diagnóstico. Aplicaram o teste rápido para pesquisa de anticorpos e o resultado foi positivo para imunoglobulina G e negativo para a imunoglobulina M, o que significa que essa pessoa já tem imunidade para Sars Cov-2”, disse, adiantando que essa mesma pessoa já tem os dois exames de PCR negativo.
“Esse teste foi feito nessa pessoa apenas porque os outros resultados tinham dado todos negativos e quiseram ver se numa pessoa que já tinha um resultado confirmado, qual seria o desempenho do teste, e foi o resultado esperado”, acrescentou.
Na Cidade da Praia, até ao dia 10 de Maio foram realizados 578 testes rápidos, mas os dados ainda estão por trabalhar, segundo Jorge Barreto, que prometeu a apresentação dos resultados da avaliação “muito brevemente”.
Todos os resultados positivos dos testes rápidos são confirmados através do exame PCR. Sabe-se que na Praia houve casos positivos que foram confirmados positivos, mas também de casos positivos que depois revelaram negativos.
A ideia do Governo é de massificar a realização de teste rápidos em grupos e regiões identificados.
Nas últimas 24 horas foram registados mais sete casos positivos da covid-19, todos da Praia, que já conta com 204 casos confirmados, num total nacional de 267 infectados.
De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima Mendonça, nas últimas 24 horas foram analisadas 25 amostras, sendo que as restantes 18 testaram negativo para covid-19, das quais 11 em São Miguel, três no município da Praia e um na região sanitária de Santiago Norte.
Neste momento não se encontram mais amostras pendentes, aliás, Maria da Luz Mendonça realça que o laboratório de virologia tem feito tudo para não ficar com amostras pendentes.
Até as 15:00 de hoje foi registado apenas um caso suspeito do concelho de Tarrafal de Santiago.
Mais três pessoas tiveram alta, sendo que duas se encontravam internadas no Hospital Agostinho Neto, entre os quais um caso de São Domingos e mais um da Boa Vista. No total já são 61 pessoas recuperadas, sendo 47 na Boa Vista, 9 na Praia um em São Domingos e três em São Vicente.
Praia aumentou para 194 o número de pessoas em isolamento, Boa Vista diminuiu para seis e Tarrafal manteve os dois, totalizando 202 casos internados a nível nacional.
Dos 267 casos confirmados regista-se duas mortes, um turista inglês de 62 anos na ilha da Boa Vista e uma idosa de 92 anos na Cidade da Praia.
MJB/CP
Inforpress/fim