Saúde
Covid-19: Director nacional da Saúde defende que os viajantes para São Nicolau devem fazer testes
Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – O director nacional da Saúde disse hoje que, neste momento, todos os viajantes para a ilha de S. Nicolau deviam fazer testes à covid-19, acrescentando que a partir de hoje vai haver dados actualizados sobre S. Vicente.
“Em relação a São Nicolau, já está uma proposta feita, com base na análise epidemiológica mais recente, e estamos a aguardar a decisão a nível dos ministros para a alteração da resolução que dá orientação sobre a realização de testes entre as ilhas”, precisou Jorge Noel Barreto.
Em declarações à imprensa, à margem do acto que assinalou o Dia Mundial de luta contra SIDA, o director nacional da Saúde afirmou que quem viaja para S. Nicolau deve fazer teste à covid-19, independentemente do ponto de origem.
Recentemente, as autoridades sanitárias da ilha do Chiquinho defenderam que os passageiros oriundos de São Vicente, que até agora não eram obrigados a fazer testes, devem fazê-lo, tendo em conta a situação epidemiológica nesta parte do País.
Para Jorge Noel Barreto, neste momento, as ilhas do Fogo e de São Vicente apresentam taxas de incidência acumulada “muito elevadas” e constituem focos de infecção pela covid-19 que mais preocupam as autoridades sanitárias.
Instado sobre o concelho da Praia, que nos últimos dias tem registado poucos casos, reconheceu que no maior município do País a “tendência é estacionária”.
“Parece haver alguns sinais de alguma diminuição [de casos de covid-19], mas esta análise é provisória, porque os dados são muito dinâmicos”, indicou, acrescentando que a tendência na capital é de melhoria.
Lembrou que no período de 02 a 15 de Novembro a Praia tinha uma taxa de incidência acumulada em 166 por 100 mil habitantes e, no período de 16 a 29 do mesmo mês, esta mesma taxa está em 85 por 100 mil habitantes.
“Temos aqui sinais de possível estabilização e até mesmo melhoria, embora haja ainda algumas amostras pendentes”, anunciou aquele responsável.
Na sua perspectiva, as medidas de prevenção, nomeadamente o uso das máscaras e o distanciamento físico terão contribuído para a situação em que neste momento se encontra a Praia.
De acordo com o director nacional da Saúde, o facto de o concelho da Praia ser aquele onde se registaram mais óbitos poderá ter contribuído para que as populações tivessem “muito mais preocupação”, adoptando as medidas de prevenção.
Cabo Verde registou esta segunda-feira, 30 de Novembro, 14 novos casos positivos e mais 100 pessoas foram consideradas recuperadas.
Com esses dados, o País passou a ter 324 casos activos, 10.329 pessoas recuperadas, 105 óbitos, um óbito por causas externas e dois transferidos, perfazendo um total acumulado de 10.761 casos positivos.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 1.460.018 mortos resultantes de mais de 62,7 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
LC/DR
Inforpress/Fim
Fonte: https://inforpress.cv/director-nacional-da-saude-defende-que-os-viajantes-para-sao-nicolau-devem-fazer-testes-a-covid-19/
Actualidade1 semana agoSão Nicolau: Falta de gás butano no mercado provoca aglomeração de pessoas junto aos postos de venda
Desporto Regional1 semana agoSão Nicolau/Futebol: Ribeira Brava, Belo Horizonte, Ultramarina e Atlético são as semi-finalistas da taça
Cultura2 semanas agoGuiné-Bissau: Cantor Charbel lança “grito de socorro” e apelo à paz
Musica3 semanas agoCremilda Medina anuncia novo álbum e apresenta single “Amizade”
Desporto Regional2 semanas agoSão Nicolau/Futebol: Campeonato sofre paragem para dar lugar à primeira eliminatória da taça
Cultura2 semanas agoSão Nicolau: Câmara Municipal da Ribeira Brava entrega primeira tranche de apoio financeiro aos grupos Carnavalescos
Desporto Nacional2 semanas agoInstituto do Desporto e da Juventude abre candidatura para 26 Bolsas Atleta 2026
Sociedade3 semanas agoJaneiro arranca com queda nos preços dos combustíveis


















Оксана
Dezembro 7, 2020 at 4:12 am
“Gostaria que a Uniao Europeia, que todos nos na Europa determinassemos que aqueles que vem de paises terceiros, de areas de risco, facam um teste obrigatorio antes da partida, e que o teste seja negativo”, afirmou o ministro em entrevista a emissora publica de televisao ARD. De acordo com a portaria do ministerio, quem retorna a Alemanha tem um prazo de 72 horas para se submeter ao procedimento, mesmo que nao apresente sintomas. O resultado deve ser apresentado ao Departamento de Saude competente, tambem dentro deste periodo. Enquanto o resultado nao for negativo, a quarentena e obrigatoria.