Actualidade
Cabo Verde recebe certificado de eliminação do VIH mãe/filho em 2021
Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – Cabo Verde vai receber o certificado de eliminação da transmissão do VIH mãe/filho no primeiro semestre de 2021, disse hoje à Inforpress a secretaria executiva do Comité de Coordenação do Combate à Sida (CCS/Sida).
Celina Ferreira, que considera este efeito como “um grande ganho” para o País, afirmou em declarações à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial de Luta contra a Sida, que o arquipélago já faz parte dos países que eliminaram o VIH de mãe/filho, visto que todas as crianças filhos de pais com VIH/Sida nascem livre do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).
Ainda segundo aquela responsável, o País encontra-se a trabalhar para garantir, em 2030, a eliminação do VIH/Sida na população em geral, no âmbito da agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.
No País são diagnosticados, anualmente, uma média de 300 novos casos de VIH, uma média de 16 mil fazem testes através de estratégicas fixa e móvel e mais de 2.600 PVVIH beneficiam de um seguimento regular por parte dos serviços de saúde, dos quais 2.600, estão em fila activa de tratamento antirretroviral.
O III IDSR indica que 100% das grávidas seropositivas têm acesso a tratamento antirretroviral, o que permite que o País esteja na meta de eliminação e almejando a certificação de eliminação do VIH de mãe/filho.
PC/AA
Inforpress/Fim
Fonte:https://inforpress.cv/cabo-verde-recebe-certificado-de-eliminacao-do-vih-de-mae-filho-em-2021/
- Sociedade4 semanas ago
Governo trabalha para garantir ligações diárias entre São Vicente e São Nicolau – ministro
- Sociedade2 dias ago
São Nicolau: Câmara Municipal do Tarrafal lança obra para construção do Parque Fitness e Infantil em Ribeira Prata
- Sociedade3 dias ago
São Nicolau: Centro de Estudo no Tarrafal pretende reforçar processo ensino-aprendizagem
- Sociedade3 dias ago
TACV duplica número de passageiros no primeiro semestre de 2025
- Sociedade3 dias ago
Preços médios de exportação dos cereais e açúcar registam descida em Junho face a Maio de 2025