Connect with us

Desporto Nacional

ONAD-CV apresenta projecto de lei que estabelece o regime jurídico da luta contra dopagem em São Nicolau

Published

on

A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) apresenta o projecto de lei que estabelece o regime jurídico da luta contra a dopagem nas próximas quinta e sexta-feira, nos municípios da Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau, respectivamente.

Esta organização, considerada “autoridade responsável por iniciar, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem em Cabo Verde”, fará a apresentação do projecto de lei que estabelece o regime jurídico da luta contra a dopagem em Cabo Verde, esta quinta-feira 23, na sala da Biblioteca Nacional na Ribeira Brava e sexta-feira no Centro Cultural Paulino Vieira, no Tarrafal de São Nicolau.

O presente diploma, de acordo com a ONAD-CV, vai estabelecer as bases legais para a sua actuação e aprovação, “condição sine quo non para a afirmação de Cabo Verde e como sendo um país livre de dopagem, um país que promove o jogo limpo”.

Pretende-se com esta cerimónia dar a conhecer aos atletas, aos dirigentes desportivos e ao público em geral o Projecto de lei que Estabelece o Regime Jurídico da Luta contra a Dopagem em Cabo Verde. Tem ainda como objectivo de sensibilizar para a necessidade e importância do desporto limpo e saudável.

“A ONAD-CV luta arduamente e incansavelmente contra a dopagem em Cabo Verde no Desporto, de forma a oferecer um desporto livre do flagelo da dopagem aos atletas e à população em geral”, fundamenta esta organização que considera que o sonho de transformar Cabo Verde numa plataforma especializada no Atlântico Médio na organização de eventos desportivos é mais do que uma utopia e não pode ser uma miragem.

Para o presidente, Emanuel Passos,”os pilares em que assenta a legislação ora proposta são os mesmos que assenta a própria ONAD-CV: sensibilizar, proteger, dissuadir, detectar e fazer cumprir, criando condições para que, efectivamente, todos os praticantes encontrem real igualdade de oportunidade para competir ao mesmo nível”.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Tendências