Actualidade
São Nicolau: Ano Letivo 2024/2025 com resultados positivos na Ribeira Brava, apesar de desafios no 12.º ano

Ribeira Brava, 26 de agosto de 2025 – O delegado do Ministério da Educação no município da Ribeira Brava, São Nicolau, fez um balanço positivo do ano letivo 2024/2025, destacando elevados índices de aproveitamento escolar em todos os ciclos de ensino.
Segundo Amílcar Barreto, no primeiro ciclo foram avaliados 412 alunos, com uma taxa de aproveitamento de 90%. Já no segundo ciclo (do 5.º ao 8.º ano), o sucesso escolar atingiu 84%. No ensino secundário, de um total de 338 alunos avaliados, o aproveitamento foi de 83,7%.
Apesar dos resultados encorajadores, o responsável mostrou preocupação com o 12.º ano, que registou uma taxa de reprovação considerada “elevada”, atingindo 40%. Barreto explicou que muitos alunos carregam disciplinas em atraso desde o 9.º ano, consequência da legislação aprovada em 2022 que passou a exigir a conclusão do ciclo com todas as matérias completas. Mesmo com aulas de recuperação, parte dos estudantes não conseguiu superar as dificuldades, o que impactou diretamente o último ano do secundário.
No que diz respeito ao abandono escolar, a taxa no município manteve-se baixa e dentro da média nacional, situando-se em apenas 1,3%. A maioria dos casos ocorre entre o 7.º e o 8.º ano, sendo motivados por faltas excessivas ou processos de imigração das famílias.
Para o ano letivo 2025/2026, estão já inscritos 1262 alunos no município da Ribeira Brava, um número que reflete a continuidade e confiança das famílias no sistema educativo local.
Radio Ribeira c/ Inforpress
- Sociedade4 semanas ago
São Nicolau: Câmara Municipal do Tarrafal lança obra para construção do Parque Fitness e Infantil em Ribeira Prata
- Sociedade4 semanas ago
São Nicolau: Centro de Estudo no Tarrafal pretende reforçar processo ensino-aprendizagem
- Sociedade4 semanas ago
Preços médios de exportação dos cereais e açúcar registam descida em Junho face a Maio de 2025
- Sociedade4 semanas ago
TACV duplica número de passageiros no primeiro semestre de 2025