Connect with us

Actualidade

São Nicolau: SUCLA contemplada com financiamento dos EUA para o sector privado

Published

on

A Sociedade Ultramarina de Conservas (SUCLA), em Tarrafal de São Nicolau, vai receber um montante de aproximadamente meio milhão de dólares dos Estados Unidos, no âmbito da parceria comercial e económica para apoiar o sector privado no arquipélago.

A informação foi avançada hoje pelo embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, Jeff Daigle, na cerimónia de assinatura do protocolo com a fábrica SUCLA, uma das empresas benificiárias do fundo do Governo dos Estados Unidos para mitigar os impactos da pandemia.

“O projecto que lançamos hoje é mais um testemunho da nossa parceria comercial e económica para apoiar o sector privado cabo-verdiano, ou seja, é uma forma de apoiar a recuperação económica”, afirmou.

Conforme explicou o diplomata, o projecto permitirá a SUCLA aumentar a exportação dos seus produtos para os Estados Unidos.

“O referido projecto possibilitará à SUCLA aumentar ainda mais a exportação para os Estados Unidos, reforçando e criando mais oportunidades de vendas nos Estados Unidos e temos imenso orgulho em trabalhar com Cabo Verde”, informou.

Conforme as informações avançadas, no âmbito do fundo do Governo dos EUA, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, já disponibilizou 2,3 milhões de dólares em financiamento em concessões e na modalidade de coinvestimento a empresas cabo-verdianas, em sectores de mão-de-obra intensiva onde predominam as mulheres e jovens.

Segundo o embaixador Jeff Daigle, a SUCLA irá receber um montante de aproximadamente meio milhão de dólares, que irá ajudar na “expansão da capacidade de produção da empresa”.

“O financiamento de 499.284 dólares, juntamente com o coinvestimento da SUCLA de 1,4 milhões de dólares, tem como objectivo aumentar a produção dos produtos de pesca sustentável da empresa e apoiar os fornecedores de produtos provenientes da pesca artesanal”, acrescentou.

Francisco Spencer, gerente da fábrica SUCLA, reforçou a importância ou impacto que o projecto terá para a empresa.

“Este financiamento atribuído à SUCLA vai ter um grande impacto na empresa e no crescimento económico desta ilha, sendo que irá aumentar a produção e consequentemente o aumento dos postos de trabalho”, realçou.

Além da assinatura do protocolo, o embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde também teve uma conversas com armadores e um grupo de mulheres da fábrica SUCLA.