Connect with us

Cultura

São Nicolau: Tarrafal vai dispor de um plano de revitalização das festas de romaria – agente cultural

Published

on

O agente cultural José Carlos Soares disse hoje que as festas de Santa Cruz e Santo António, festejadas no Tarrafal, vão dispor nos próximos tempos de um plano de revitalização.

Este plano, segundo informou à Inforpress, consiste em “dinamizar e resgatar” os aspectos “genuínos” das festas de romaria, “que se têm perdido ao longo dos tempos”, bem como “reforçar o envolvimento” da comunidade nas mesmas.

Conforme contou, a ideia é instigar a necessidade da criação de uma organização e associação vocacionadas para apoiar estas manifestações culturais de forma organizada.

Para isso, desde finais de Setembro, o agente cultural reuniu-se com as comunidades locais onde se celebram tais festas para recolha de subsídios, aplicação de questionário e socialização do plano que vai se tornar futuramente num projecto.

Este projecto vai contar com um plano de execução das festas, aprovado junto do pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Tarrafal, que será implementado junto das comunidades, através da associação local.

Posto o projecto, a festa de Santa Cruz, por exemplo, será entregue a uma associação local que “vai nascer” agora, a qual será a responsável de organizar a festa, através de uma “direcção de festa”.

Esta direcção, que funcionará como uma espécie de “comissão de festa”, terá como objectivo promover acções de encontro entre gerações, de modo a compartilhar a respeito dessas festas e enriquecê-las, trazendo, para si, os valores “mais genuínos”.

Conforme contou, aplicado um questionário nas localidades “muitas pessoas não partilhavam do mesmo sentimento” relativamente a forma como vêm sendo celebradas.

De acordo com o documento, 41por cento (%) das pessoas consideram-se “insatisfeitas” tendo, para elas, perdido a “essência tradicional”.

É que, as festas de romaria em São Nicolau, sobretudo no Tarrafal, têm recebido características “modernas” na sua forma de actuação, outras, até, contendo “dizeres” nos cânticos que “pouco abonam” à forma como se liga a cultura e a tradição, observou.

A festa de Santa Cruz é celebrada a 3 de Maio, foi trazida de outra localidade denominada Fontainha para o Tarrafal, através de moradores que vieram residir em Alto Fontainhas na década de 90, trazendo consigo hábitos, costumes e, sobretudo, sua cultura para o Tarrafal.

A expectativa, segundo a mesma fonte, é para o próximo ano ter festas de romaria de Santa Cruz e Santo António (localidade de João Baptista) com a sua essência “mais tradicional” sublinhou.

DG/AA

Inforpress/Fim

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.