Actualidade
São Nicolau/ Ribeira Brava: 41% da população elegível já recebeu pelo menos uma dose de vacina
Cerca de 41% da população elegível do município da Ribeira Brava já foi vacinada com pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a covid-19.
Com estes dados Ribeira Brava é o segundo município com a maior taxa de vacinação contra a covid-19 no país, a informação foi avançada ontem pelo diretor nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.
A ilha do Sal lidera a lista dos concelhos onde as pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina com 46% da população adulta, seguida de Tarrafal de São Nicolau (39%) do Paul (33%) e da Brava (30) entre os que mais vacinaram a sua população adulta.
Estes dados foram avançados em conferência de imprensa pelo diretor nacional da Saúde, que colocou os municípios de São Vicente com 26%, da Boa Vista com 23 e Praia 15,6%.
Ribeira Brava (41%), do Tarrafal de São Nicolau (39%) do Paul (33%) e da Brava (30) entre os que mais vacinaram a sua população adulta.
Em sentido contrário, informou Jorge Noel Barreto, na região de Santiago Norte as taxas de vacinação são muito baixas com Tarrafal a registar 6 por cento (%), São Miguel 7%, Santa Catarina 7,5%, São Salvador do Mundo 8,3% e Santa Cruz 10,8%.
São Lourenço dos Órgãos afigura-se como o único concelho do interior com a taxa “um pouco mais elevada”, 22%.
A este propósito, Jorge Barreto afiançou que esta população está desprotegida, quando “há vacinas disponíveis”, tendo apelado para que a população de Santiago Norte “adira à vacinação sem receios por ser uma vacina segura”.
Até o momento, atestou, Cabo Verde já tem mais de 76 mil pessoas vacinadas, correspondente a 20,6% da população adulta estimada com a primeira dose, pouco mais de seis mil pessoas com a segunda dose, representando 1,6% da população adulta.
Em relação a idosos, as autoridades sanitárias já registam quase 30 mil pessoas vacinadas, equivalente a cerca de 60% do previsto no plano deste grupo etário nas projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE).